Fechar
GP1

Picos - Piauí

Caminhada da Solidariedade e da Paz reúne multidão de católicos em Picos

Vestindo a camiseta do evento centenas pessoas participaram da 14ª edição da caminhada neste domingo, 9 de junho.

José Maria Barros/GP1 1 / 15 Caminhada chega a Igreja Catedral Caminhada chega a Igreja Catedral
José Maria Barros/GP1 2 / 15 Caminhada da Paz reúne centenas de pessoas Caminhada da Paz reúne centenas de pessoas
José Maria Barros/GP1 3 / 15 Caminhada foi encerrada com missa na Catedral Caminhada foi encerrada com missa na Catedral
José Maria Barros/GP1 4 / 15 Católicos lotam Catedral na missa de encerramento da Caminhada da Paz Católicos lotam Catedral na missa de encerramento da Caminhada da Paz
José Maria Barros/GP1 5 / 15 Coordenador da Caminhada ficou satisfeito com a participação do povo Coordenador da Caminhada ficou satisfeito com a participação do povo
José Maria Barros/GP1 6 / 15 Crianças de colo participam da caminhada Crianças de colo participam da caminhada
José Maria Barros/GP1 7 / 15 Crianças presentes na Caminhada da Paz Crianças presentes na Caminhada da Paz
José Maria Barros/GP1 8 / 15 Dom Plínio destaca importância da caminhada Dom Plínio destaca importância da caminhada
José Maria Barros/GP1 9 / 15 Dom Plínio faz abertura da Caminhada da Paz Dom Plínio faz abertura da Caminhada da Paz
José Maria Barros/GP1 10 / 15 Dom Plínio participa da caminhada Dom Plínio participa da caminhada
José Maria Barros/GP1 11 / 15 Padre Marcos Roberto, coordenador da Caminhada Padre Marcos Roberto, coordenador da Caminhada
José Maria Barros/GP1 12 / 15 Percurso incluiu várias ruas e avenidas de Picos Percurso incluiu várias ruas e avenidas de Picos
José Maria Barros/GP1 13 / 15 Pessoas de todas as idades participaram da caminhada Pessoas de todas as idades participaram da caminhada
José Maria Barros/GP1 14 / 15 Picos realiza mais uma Caminhada da Paz Picos realiza mais uma Caminhada da Paz
José Maria Barros/GP1 15 / 15 Todas as paróquias estiveram presentes Todas as paróquias estiveram presentes

Vestindo a tradicional camiseta do evento, centenas de católicos oriundos dos mais diferentes recantos de Picos e dos municípios da grande região, participaram na manhã deste domingo, 9, da 14ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz. O tema deste ano foi: “Unidos pela solidariedade” e o lema: “Promovendo o direito e a justiça”.

Desde as primeiras horas da manhã que os caminheiros começaram a se dirigir para a concentração, localizada na Avenida Beira-Rio, ao lado da Clínica de Urgência. Por volta das 7h40, teve início à caminhada e durante todo o percurso, os participantes entoavam cânticos, acenavam bandeiras e rezavam.

O bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, participou do evento, assim como vários padres da Diocese de Picos, dentre os quais, o coordenador da 14ª Caminhada da Solidariedade da Paz, Padre Marcos Roberto Vieira, referencial da Pastoral da Comunicação e pároco da Paróquia do Imaculado Coração, em Francisco Santos.

Percurso

A Caminhada teve início às 7h40 da manhã, saindo da Avenida Beira-Rio, ao lado da Clínica de Urgência, e concluindo às 9 horas com a missa na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios. A celebração foi presidida pelo bispo Dom Plínio José e concelebrada por diversos padres da Diocese de Picos.

O percurso inclui toda a extensão da Avenida Beira-Rio em direção ao bairro Passagem das Pedras, passando pela Praça Alberto Leopoldo e seguindo pelas ruas Eliseu Pereira, Coronel Antônio Rodrigues, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Travessa Benedito Reinaldo e Praça Justino Luz até a Catedral, onde aconteceu a celebração eucarística.

Objetivo

A 14ª Caminhada da Solidariedade e da Paz de Picos tem como objetivo a conclusão da reforma/construção da Casa de apoio a pessoas em situação de rua. O imóvel fica localizado na Avenida Senador Helvídio Nunes, 1609, nas proximidades do Centro de Treinamento Diocesano (CTD), bairro Catavento.

Avaliação

O Coordenador do evento, Padre Marcos Roberto, disse que pela participação das pessoas acredita que a Caminhada atingiu o seu objetivo na questão organizacional. “Queremos ainda, claro, contar com a solidariedade e o apoio de todos, porque a caminhada ela encerra hoje, mas a motivação para a solidariedade e promoção da paz ela permanece” – lembra.

Segundo Padre Marcos Roberto, hoje é o 14º passo que a comunidade dá nessa direção da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, voltada para a solidariedade e para a paz. “Então, nós ainda estamos com o coração cheio de alegria pela participação de todas as paróquias, das comunidades, de Picos como um todo, esperamos que essa caminhada possa produzir muitos frutos, principalmente, de humanidade nas pessoas e também de solidariedade” – ressaltou.

Para o Padre Marcos Roberto, a presença de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos na caminhada é uma demonstração do espírito de Deus, que há em todos e faz com que a Igreja se renove e caminhe sempre unida.

Dom Plínio

O bispo Dom Plínio disse que a Caminhada da Solidariedade e da Paz é uma experiência muito valiosa, porque hoje se celebra o dia da criação da Igreja, o primeiro passo da Igreja com a manifestação do Espírito Santo.

“Portanto hoje, no Dia de Pentecostes, a Igreja de Picos se manifesta através da união dessa caminhada, com o propósito de Igreja, que é a solidariedade, não poderia ser melhor. Ela caiu no dia certo e no momento certo. Com a força do espírito santo nós podemos renovar cada vez mais, revigorar a nossa caminhada e a nossa união”, destacou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.