Fechar
GP1

Mundo

Cardeal George Pell é preso para aguardar sentença por abuso sexual

Justiça determinou a detenção do religioso, que já foi o "número três" do Vaticano, até a emissão da sentença por sua condenação no próximo dia 13; clérigo pode pegar 10 anos de prisão.

A Justiça de Melbourne, na Austrália, determinou nesta quarta-feira, 27, a detenção do cardeal George Pell. O religioso, condenado por agressão sexual contra menores, teve sua fiança revogada e deverá ficar preso até o dia 13 de março, data em que sua sentença deverá ser emitida.

Pell, que já foi considerado o “número três” no Vaticano, pode pegar até dez anos de prisão por conta das cinco acusações pelas quais foi declarado culpado no dia 11 de dezembro e cuja condenação foi divulgada nesta terça, 26.

  • Foto: AFP/Alberto PIZZOLICardeal George PellCardeal George Pell

Por unanimidade, o júri do Tribunal do Estado de Victoria entendeu que o cardeal, de 77 anos, foi o autor por um caso de agressão sexual e outros quatro de atentado ao pudor contra dois coroinhas que tinham 12 e 13 anos. Os fatos ocorreram na sacristia da Catedral de São Patrício de Melbourne nos anos 1990.

Nesta quarta, a defesa apresentou uma apelação em outro tribunal para estender sua liberdade mediante ao pagamento de fiança, mas Pell retirou o recurso durante o dia, segundo confirmaram fontes judiciais para a Agência Efe.

George Pell se aposentou de suas funções no Vaticano para se defender. A sentença vem a público após reuniões da cúpula vaticana para tratar de casos de abuso sexual na Igreja. O papa Francisco sugeriu, no domingo, oito pontos para erradicar a "monstruosidade" dos abusos contra menores.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.