Fechar
GP1

Piauí

Carroceiros realizam manifestação na zona norte de Teresina(PI)

Caminhada, reunião e almoço com autoridades políticas de Teresina foram ações promovidas pela classe para reivindicar melhorias de trabalho.

A Associação de Carroceiros do bairro Santa Maria da Codipi realizou neste domingo (27) um evento para comemorar o Dia do Carroceiro e dos 10 anos da instituição. Caminhada, reunião e almoço com autoridades políticas de Teresina foram ações promovidas pela classe para reivindicar melhorias de trabalho.

Durante a caminhada, os associados percorreram os bairros da região, como o próprio Santa Maria da Codipi, Santa Maria das Vassouras, Parque Firmino Filho e Parque Wall Ferraz. Em seguida todos se reuniram na sede da associação para debater sobre melhores condições de trabalho.

Segundo o vice-presidente da Associação de Moradores da Santa Maria da Codipi, Esperantina, mesmo enfrentando dificuldades, todos os moradores e carroceiros vão continuar lutando em defesa de seus direitos. “Nossa luta é antiga. Para a criação de nosso bairro nós fomos à pé, caminhando até a sede da Prefeitura de Teresina, e ficamos lá acampados durante 8 dias, até conseguirmos nossos direitos. Então, dificuldade não é problema pra nós. Vamos continuar nessa luta juntos, pra atender as demandas de nosso bairro”, enfatiza Esperantina.

Presente no evento, a deputada estadual Ana Paula disse que através de pequenas manifestações como essas é que os moradores e carroceiros chamarão a atenção das autoridades. “É importantíssimo que se faça ações como essa, os moradores e carroceiros estão lutando por melhores condições de vida, de moradia. Mesmo sofrendo, essa gente entende que é através de manifestações, de caminhadas, de luta que se consegue alguma coisa. Estou junto nessa batalha. É uma categoria que sem dúvida merece o respeito e apoio de todos nós”, destaca a deputada.

Para o vice-presidente da Associação de Carroceiros, Domingos Pereira, a informalidade tem sido a única alternativa de renda para os mesmos. “Quando tínhamos convênio com a Prefeitura de Teresina, mais de 40 carroceiros associados tinham renda certa, de um salário mínimo. Era uma segurança para boa parte de nós. Mas, hoje vivemos só da informalidade, de bicos. Nossa renda não chega nem a um salário mínimo. É uma vergonha!”, diz Domingos.

Atualmente, a Associação de Carroceiros da Santa Maria da Codipi conta com 105 associados; todos vivem da informalidade. Uma das conquistas e que orgulha os carroceiros da região foi a doação que a Prefeitura fez de um terreno para a sede da associação.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.