Fechar
GP1

Piauí

Carros do Piauí passarão a ter placas do Mercosul neste semestre

A atual placa conta com três letras seguidas de uma combinação de números. Já a placa Mercosul passará a contar com um sequência de três letras, seguidas de números, intercaladas com letras.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran – PI) já iniciou o processo de mudança das placas de identificação dos veículos, que a partir deste ano passarão a contar com o modelo Mercosul. O prazo dado pelo Contran é até junho de 2019, no entanto, o Piauí já iniciou a alteração.

Em entrevista ao GP1, na tarde desta quinta-feira (17), o diretor do Detran-PI, Arão Lobão, afirmou que o estado se antecipou à nova medida e iniciou o processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela confecção das novas placas. “O Piauí está aguardando o credenciamento de empresas interessadas, tanto fabricantes como estampadores”, comentou.

  • Foto: Helio Alef/GP1Arão LobãoArão Lobão

O diretor explicou que dentre os objetivos está a maior segurança na confecção das placas, a fim de evitar clonagem, por exemplo, o que é bastante comum no sistema atual.

  • Foto: DivulgaçãoPlaca modelo MercosulPlaca modelo Mercosul

“Essa placa vai dar mais segurança e rastreabilidade, desde a origem até colocação no veículo, diminuindo essa possibilidade de clonagem, mas também ela se dá em razão de uma necessidade das combinações alfanuméricas, que estão se exaurindo do modelo atual. Então nós temos muitos veículos entrando no mercado e vamos precisar de mais combinações para que possamos atender toda a demanda”, pontuou.

O modelo será aplicado em carros novos e também naqueles veículos em que houver necessidade de mudança de proprietário. “Naqueles veículos que já estão licenciados, fica facultado aos donos mudar para a placa Mercosul”, completou Arão Lobão.

A atual placa conta com três letras seguidas de uma combinação de números. Já a placa Mercosul passará a contar com um sequência de três letras, seguidas de números, intercaladas com letras, a exemplo de como já ocorre no estado do Rio de Janeiro.

No Piauí, a previsão é que o novo modelo passe a ser implantado no final do primeiro trimestre deste ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.