Fechar
GP1

Picos - Piauí

Católicos lotam Catedral de Picos na abertura dos Festejos da Padroeira

Festa de Nossa Senhora dos Remédios teve início nesta terça-feira, 6, e prossegue até o dia 15, feriado municipal.

José Maria/GP1 1 / 10 CelebRantes participam da procissão de entrada CelebRantes participam da procissão de entrada
José Maria/GP1 2 / 10 Famílas desestruturas foi o tema da missa de abertura Famílas desestruturas foi o tema da missa de abertura
José Maria/GP1 3 / 10 Demonstrações de fé e devoção à Padroeira Demonstrações de fé e devoção à Padroeira
José Maria/GP1 4 / 10 Festejos acontecem na Igreja Catedral Festejos acontecem na Igreja Catedral
José Maria/GP1 5 / 10 Procissão de entrada Procissão de entrada
José Maria/GP1 6 / 10 Padre Sérgio Leal presidiu a missa de abertura do festejo Padre Sérgio Leal presidiu a missa de abertura do festejo
José Maria/GP1 7 / 10 Fiéis reverenciam imagem da Padroeira Fiéis reverenciam imagem da Padroeira
José Maria/GP1 8 / 10 Celebrantes Celebrantes
José Maria/GP1 9 / 10 Missa de abertura do Festejo da Padroeira Missa de abertura do Festejo da Padroeira
José Maria/GP1 10 / 10 Momento da comunhão Momento da comunhão

Centenas de católicos lotaram as dependências da Igreja Catedral de Picos nesta terça-feira, 6 de agosto, na abertura dos Festejos da Padroeira, Nossa Senhora dos Remédios. A programação segue até o dia 15, feriado municipal, oportunidade em que acontece a missa solene na Praça Justino Luz.

A Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira da Cidade e da Diocese de Picos, está em sua 169ª edição e, como de costume atraiu uma multidão na abertura do novenário. A novena-missa de hoje foi presidida pelo Padre Sérgio Leal de Moura e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges (Chiquinho), Francisco Bezerra Neto, David de Sousa Barros e Jonas de Moura Batista.

Este ano o tema da festa é: Com Maria, ser Igreja missionária a serviço dos pobres; e o lema Vinde a Mim os oprimidos! O objetivo pastoral evangelização da família e formação dos leigos e objetivo financeiro, evangelização, conservação do patrimônio e custear as despesas da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios durante o ano.

Programação

Antecedendo a programação oficial, na noite de segunda-feira, 5, aconteceu às 18 horas uma carreata pelas principais ruas da cidade, concluindo com a celebração da missa na Igreja Catedral, que passa por uma reforma.

Nesta terça-feira, 6, abertura da programação com alvorada festiva às 4 horas da manhã e procissão com a imagem da Padroeira pelas principais ruas da cidade, retornando para a Catedral, onde aconteceu o hasteamento da bandeira da Festa de Nossa Senhora dos Remédios. Ao meio dia ofício e a noite novena-missa de abertura, concluindo com a quermesse animada pelo cantor Paulinho Henrique.

No período de 6 a 14 de agosto, a programação segue com Ofício de Nossa Senhora dos Remédios ao meio-dia, 18 horas confissões auriculares e reza do terço, 19 horas novena-missa e em seguida quermesse.

A organização dos festejos convidou vários padres e também bispos para presidirem as novenas-missas. Na abertura o pregador foi o Padre Sérgio de Moura Leal e nesta quarta-feira, 7, será o Padre Jonas de Moura Batista. Na quinta-feira, 8, será a vez do bispo de Floriano, Dom Edivalter Andrade.

Também presidirão as novenas-missas os padres Cláudio Santana de Andrade, Vicente Gomes de Oliveira, Carlos Danilo de Araújo Santos, Antônio Ismael de Holanda, Francisco Ramires Barros Moura e Francidilso Silva do Nascimento. No dia 14, após a celebração acontece o tradicional Leilão da Padroeira.

No dia 15 de agosto, feriado municipal, às 5 horas da manhã acontece alvorada festiva e às 7 horas missa solene no Adro da Igreja Catedral presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva. Ao meio dia haverá a consagração das famílias e às 17 horas missa da Dedicação da Catedral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.