Fechar
GP1

Picos - Piauí

Católicos lotam Catedral de Picos para acompanhar Missa de Cinzas

Missa aconteceu às 9 horas da manhã e foi celebrada pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva.

Centenas de católicos lotaram a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, na manhã de hoje, 6, para acompanhar a missa da quarta-feira de cinzas. Pela tradição, a celebração marca o início da Quaresma – maior festa do Cristianismo - e que este ano será comemorada no dia 19 de abril.

A celebração foi antecedida por uma caminhada pelas ruas centrais de Picos, abrindo a Campanha da Fraternidade de 2019. O bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, presidiu a celebração, concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Padre Francisco Pereira Borges (Chiquinho).

  • Foto: José Maria Barros/GP1Dom Plínio fala sobre o significado das cinzasDom Plínio fala sobre o significado das cinzas

A missa demorou quase duas horas e durante a homilia o bispo dom Plínio falou sobre o significado da quarta-feira de cinzas, instituída há muitos anos pela Igreja e que marca o início da Quaresma, 40 dias de penitência e oração mais intensa.

Falou também sobre os três exercícios quaresmais, que são a esmola, o jejum e a oração e explicou como, segundo Deus, os cristãos devem praticá-los.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Fiéis lotam Igreja Catedral de PicosFiéis lotam Igreja Catedral de Picos

“Dá as coisas para aparecer o nome, receber palmas e elogios não vale nada! Já recebeu a recompensa aqui e no céu não vai ter mais nada! Nosso Senhor disse: o jeito certo é exatamente falar do coração, que não seja para se mostrar e tem muita gente que faz isso e com tanto gosto que ninguém sabe” – ressaltou.

Sobre o jejum, Dom Plínio disse que a Igreja pede que a pessoa deixe de tomar uma alimentação que é sempre farta e tem todos os dias, para que possa dá aquele alimento para uma pessoa que não tem. “O jejum só tem valor se for assim, o alimento compartilhado, mas não fazer para se mostrar” – alertou.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Missa de Cinzas atrai centenas de devotos em PicosMissa de Cinzas atrai centenas de devotos em Picos

Quanto à oração, Dom Plínio disse que não pode ser só de faz de conta, uma religião só de faz de conta, tem que ser uma religião que demonstre o compromisso com Cristo, com a palavra de Deus. “Por isso ele diz: Façam sem se mostrar, para dizer que é religioso. Tem muita gente que faz isso, até mesmo na Igreja, chega ostentando com orações que não passa mesmo da boca” – comentou.

Durante a distribuição das cinzas, longas filas se formaram na Catedral e em toda a sua extensão, pode-se perceber a presença de fiéis pessoas de todas as idades. Desde crianças de braço, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Distribuição das cinzasDistribuição das cinzas

“As cinzas representam um sinal de conversão! Quer dizer, você recebe aquelas cinzas na fronte para dizer a você mesmo que precisa mudar, precisa assumir a sua humanidade. Então, as cinzas, quando a pessoa se aproxima na fila, deve ser o sinal de que está querendo se arrepender dos seus pecados e aproveitar para se preparar para a Páscoa em Cristo, o perdão de Deus e a misericórdia” – explicou Dom Plínio.

Mantendo a tradição, a partir das 19 horas desta quarta-feira, 6, haverá celebração das cinzas na Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em outras paróquias localizadas em Picos, e em toda a Diocese.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.