Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Católicos lotam Catedral na missa da Ceia do Senhor e Lava-pés

Durante a celebração o bispo diocesano de Picos lavou e beijou os pés de doze homens da comunidade representante o gesto de Jesus Cristo na última ceia.

Centenas de católicos lotaram a Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, na tarde/noite desta quinta-feira, 13, para participar da missa solene da Ceia do Senhor e do Lava-pés. A celebração faz parte da programação da Semana Santa e, como de costume, foi marcada pela emoção. 

  • Foto: José Maria BarrosCelebração foi marcada pela fé e devoção dos fiéisCelebração foi marcada pela fé e devoção dos fiéis

Durante a celebração, representando o gesto de Jesus Cristo durante a última ceia, o bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva lavou e beijou os pés de doze homens da comunidade. Eles foram escolhidos entre aqueles que frequentam com assiduidade as atividades da Igreja Católica. 

Durante a homilia, dom Plínio José explicou o significado do gesto de Jesus Cristo ao lavar e beijar os pés dos apóstolos durante a última ceia. O bispo de Picos disse que foi uma demonstração de humildade que deve ser seguida pelas pessoas. 

  • Foto: José Maria BarrosBispo diocesano de Picos repete gesto de Jesus na Última CeiaBispo diocesano de Picos repete gesto de Jesus na Última Ceia

“Hoje, com esta celebração, nós relembramos a instituição da eucaristia, sacramento central da nossa vida cristã. Instituído por Cristo! Recordamos, também, a instituição do sacerdócio ministerial. Portanto, é um acontecimento muito valioso. Podemos até dizer que é o dia da missa, que se criou a partir da última ceia que Jesus celebrou com os seus discípulos” – pontuou dom Plínio. 

  • Foto: José Maria BarrosCatólicos lotam dependências da Catedral de PicosCatólicos lotam dependências da Catedral de Picos

Após o encerramento da missa solene da Ceia do Senhor e Lava-pés, teve início a adoração ao Santíssimo Sacramento, com a participação de vários segmentos sociais. Dentre os quais crianças, catequistas e perseverantes e as pastorais católicas, como, por exemplo, a carcerária, da acolhida, da pessoa idosa e do dízimo. 

Às 22 horas teve início a procissão do fogaréu, saindo da igreja matriz de São José Operário e, seguindo por várias ruas da cidade até a Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios. 

  • Foto: José Maria BarrosDom Plínio beija os pés de homem da comunidadeDom Plínio beija os pés de homem da comunidade

Nesta sexta-feira santa, 14, acontece a partir das 15 horas a solene ação litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e, beijo da cruz na Catedral. Em seguida, procissão do Senhor Morto pelas ruas centrais de Picos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.