Fechar
GP1

Picos - Piauí

Católicos participam da procissão de Corpus Christi em Picos

Procissão saiu da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios com destino a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus.

José Maria Barros/GP1 1 / 14 Saída da procissão Saída da procissão
José Maria Barros/GP1 2 / 14 Antes da procissão fiéis participam de missa na Catedral Antes da procissão fiéis participam de missa na Catedral
José Maria Barros/GP1 3 / 14 Celebração foi encerrada na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus Celebração foi encerrada na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus
José Maria Barros/GP1 4 / 14 Dom Plínio conduz a celebração Dom Plínio conduz a celebração
José Maria Barros/GP1 5 / 14 Dom Plínio conduz o Santíssímo Sacramento Dom Plínio conduz o Santíssímo Sacramento
José Maria Barros/GP1 6 / 14 Dom Plínio ergue o Santíssimo Sacramento Dom Plínio ergue o Santíssimo Sacramento
José Maria Barros/GP1 7 / 14 Fiéis acompanham procissão de Corpus Christi Fiéis acompanham procissão de Corpus Christi
José Maria Barros/GP1 8 / 14 Missa foi presidida por dom Plínio Missa foi presidida por dom Plínio
José Maria Barros/GP1 9 / 14 Parada para reflexão Parada para reflexão
José Maria Barros/GP1 10 / 14 Procissão de Corpus Christi reúne multidão em Picos Procissão de Corpus Christi reúne multidão em Picos
José Maria Barros/GP1 11 / 14 Procissão deixa a Catedral Procissão deixa a Catedral
José Maria Barros/GP1 12 / 14 Procissão passa pela ruas centrais de Picos Procissão passa pela ruas centrais de Picos
José Maria Barros/GP1 13 / 14 Procissão segue pela avenida Getúlio Vargas Procissão segue pela avenida Getúlio Vargas
José Maria Barros/GP1 14 / 14 Ruas enfeitadas com os tradicionais tapetes coloridos Ruas enfeitadas com os tradicionais tapetes coloridos

Como acontecem todos os anos milhares de católicos picoenses participaram nesta quinta-feira, 20, da procissão de Corpus Christi. Antes, eles acompanharam a celebração eucarística na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, presidida pelo bispo dom Plínio José Luz da Silva, auxiliado pelos padres Francisco Pereira Borges (Chiquinho) e David Barros.

Após a celebração os fiéis saíram em procissão com destino a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. Eles seguiram pela Praça Justino Luz, passando pela Praça Félix Pacheco e percorrendo a Avenida Getúlio Vargas. Durante o trajeto, os católicos fizeram duas paradas para reflexão. O cortejo com o Santíssimo Sacramento foi conduzido pelo bispo dom Plínio e os padres Chiquinho e David Barros.

Todo o trajeto por onde passou a procissão foi enfeitado com os tradicionais tapetes coloridos. Eles foram confeccionados durante a manhã por leigos da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, especialmente jovens.

Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Segundo a tradição, a procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.