Fechar
GP1

Picos - Piauí

Celebrações da Semana Santa em Picos serão com igrejas fechadas

Decisão foi tomada para seguir as recomendações do Ministério da Saúde por conta da pandemia do coronavírus.

Em uma decisão sem precedentes na história da Diocese de Picos, fundada em 1975, as celebrações da Semana Santa este ano serão realizadas com as igrejas fechadas aos fiéis, que poderão acompanhar os atos através dos meios de comunicação.

O texto com as orientações para a celebração da Semana Santa 2020 na Diocese de Picos foi assinado neste sábado, 28 de março, pelo bispo dom Plínio José Luz da Silva.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Texto com as orientações foi assinado por dom PlínioTexto com as orientações foi assinado por dom Plínio

Ele orienta aos padres que as celebrações da Semana Santa 2020 sejam realizadas apenas na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios e nas igrejas paroquiais, inclusive nas sedes das áreas pastorais, sem a participação presencial dos fiéis. E ressalta que, na medida do possível, as celebrações sejam transmitidas pelos meios de comunicação para facilitar a participação dos fiéis em suas casas.

Para tal decisão, dom Plínio José Levou em conta as medidas preventivas de combate à pandemia do coronavírus determinadas pelo Ministério da Saúde. Bem como, as orientações litúrgicas feitas pela Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Orientações

Segundo as orientações do bispo diocesano de Picos, a tradicional Procissão de Passos que aconteceria na próxima sexta-feira, 3 de abril, foi transferida para o dia 14 de setembro.

Já no Domingo de Ramos, que abre a programação da Semana Santa e este ano caiu no dia 5 de abril, não haverá a procissão antes da missa, saindo da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus com destino a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios.

A Missa do Crisma, que aconteceria na manhã de quinta-feira, 9 de abril, na Igreja Catedral, foi transferida para o dia 4 de agosto, às 19 horas, para facilitar a participação dos fiéis que trabalham durante o dia. Na Missa da Ceia do Senhor, celebrada às 17 horas de quinta-feira, a orientação é que sejam omitidos o lava-pés e a procissão com o Santíssimo após a comunhão.

“Na Sexta-feira Santa, no momento da Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Oração Universal, seja acrescentada uma intenção especial pelas pessoas que se encontram em situação de perda, de doentes e falecidos, vítimas do novo coronavírus. O ato de adoração através do beijo da cruz seja feito apenas pelo celebrante principal” – orienta dom Plínio.

O bispo diocesano de Picos recomenda ainda que, na Vigília Pascal que acontece no sábado antes da Páscoa, omita-se a benção do fogo na fogueira fora da igreja e que o Ciro Pascal seja preparado e aceso no interior do templo. Na celebração não haverá batismo como de costume, permanecendo apenas a renovação das promessas batismais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.