Fechar
GP1

Política

Centro de Apoio ao Surdo festeja o Dia Nacional do Surdo

O evento acontecerá das 8 às 17 horas, com atividades esportivas

O Centro de Apoio ao Surdo relembra as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania das pessoas com deficiência auditiva e promove uma comemoração para celebrar o Dia Nacional do Surdo, nesta sexta-feira, 26. A festa acontecerá neste sábado, 27, na sede do CAS.

 

O evento acontecerá das 8 às 17 horas, com atividades esportivas, como natação, futsal e outros jogos. “Teremos durante o dia ainda uma feijoada e na parte da tarde, apresentações culturais”, informa Elizabete Coelho, coordenadora do CAS.

 

Participaram da festa estudantes de todas as escolas de surdos de Teresina, como a Unidade Paulo Ferraz, Matias Olímpio, Adamir Leal e a Apae. “Em Teresina, temos aproximadamente 250 alunos matriculados na rede estadual de ensino”, frisa Elizabete.

 

Para a professora Viviane Fernandes, gerente de Educação Especial da Seduc, o objetivo do CAS é educar o sujeito, visando a constituição de sua identidade no âmbito social, político e cultural da sociedade. “É oferecido também um serviço de educação especial, para apoiar e complementar os serviços educacionais oferecidos aos surdos nas escolas normais, viabilizando a construção da educação inclusiva”, afirma.

 

A estudante Kelly Lemos, 28 anos, aluna do 3º ano da Unidade Escolar Paulo Ferraz, é um bom exemplo da educação especial. “Antigamente, nós, surdos, tínhamos muita dificuldades na escola por falta de intérprete e outros agravantes. Mas, agora tudo está melhorando, principalmente pela existência de centros especializados como o CAS. Até a nossa vida social mudou e a comunicação com nossos contatos pessoais também melhorou”, declara Kelly, que prestará vestibular para o Curso de Letras Libras.

 

A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia Internacional do Surdo no dia 30 de setembro, mas no Brasil, o dia 26 de setembro foi instituído em alusão à data que lembra a inauguração em 1857 da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.