Fechar
GP1

Mundo

China reage a aumento de tarifas após anúncio de Donald Trump

O embaixador de Pequim na Organização Mundial do Comércio, Zhang Xiang, disse que a China está considerando abrir uma reclamação na OMC contra esse novo pacote de tarifas.

A China decidiu reagir as medidas comerciais impostas pelos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (22), o presidente Donald Trump assinou um memorando onde impõe tarifas sobre US$ 60 bilhões em produtos de tecnologia que são importados da China. O presidente alegou que estaria ocorrendo um suposto roubo de propriedade intelectual.

O embaixador de Pequim na Organização Mundial do Comércio, Zhang Xiang, disse que a China está considerando abrir uma reclamação na OMC contra esse novo pacote de tarifas, mas destacou que serão analisadas outras opções.

  • Foto: Denis Balibouse/ReutersEmbaixador de Pequim na OMC, Zhang Xiangchen Embaixador de Pequim na OMC, Zhang Xiangchen

"Há um direito legítimo para a China fazer isso. Mas eu não excluiria outras opções, porque se a enchente se aproximar, você tem que se proteger para evitá-la", afirmou o embaixador.

Esse não é o primeiro país afetado, já que as políticas comerciais protecionistas de Trump estão afetando outros países. O EUA tinha firmado um compromisso com a China e a retirada deles poderá causar sanções. "O compromisso dos EUA ainda está lá. Mas parece que hoje eles gostariam de ignorá-lo. Esta questão pode ser trazida de volta à OMC e será debatida novamente", afirmou o embaixador. A China poderá ainda retaliar colocando tarifas em produtos americanos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.