Fechar
GP1

Piauí

Chuva fraca nos últimos meses prejudica produção de cana no Piauí

Essa condição poderá refletir, com maior intensidade, num baixo rendimento das primeiras lavouras a serem colhidas no Piauí e no Ceará, onde a safra inicia-se em meados do ano.

No Nordeste, as poucas chuvas que ocorreram de setembro do ano passado até abril deste ano favoreceram a maturação e a colheita da safra 2009/10, mas foram insuficientes para garantir o bom crescimento da cana que será colhida na safra 2010/2011. Essa condição poderá refletir, com maior intensidade, num baixo rendimento das primeiras lavouras a serem colhidas no Piauí e no Ceará, onde a safra inicia-se em meados do ano.

A previsão de produção total de cana-de-açúcar a ser moída pela indústria sucroalcooleira, em 2010, é de 664,33 milhões de toneladas. Esse total consolida mais um recorde nacional, segundo o primeiro levantamento da safra, divulgado na quinta-feira, 29, pela Conab. Se confirmado, o aumento será de 9,9% em relação à safra 2009/10, o maior obtido até agora. Já a produtividade média aumentou 0,6% sobre a temporada anterior, e agora é de 82,1 toneladas por hectare.

Nos demais Estados do Nordeste, onde a colheita começa mais tarde (a partir de agosto e setembro), essa situação poderá se reverter, sobretudo em função da previsão das precipitações ocorrerem acima da média na faixa leste da Região, onde se concentra o maior número das usinas.

As chuvas estiveram significativamente acima da média nos principais centros de
produção, o que favoreceu o desenvolvimento dos canaviais, embora, atrapalhasse a colheita da safra passada.

A previsão para os próximos três meses é de chuvas normais para toda a região produtora do Centro-Sul e de chuvas um pouco acima da média nas regiões produtoras do Norte e Nordeste o que deverá beneficiar tanto os trabalhos de colheita quanto o rendimento dentro da indústria.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.