Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Cidades do Piauí estão em situação de alerta ou risco para dengue

O estudo apontou ainda que a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósito de água (367), seguida de depósitos domiciliares (71) e lixo (11).

Dados divulgados nesta quarta-feira (12), pelo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) mostram que 37 cidades piauienses estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya. Desse total, 35 estão em alerta e duas em risco de surto das doenças.

Já outras 187 cidades estão em situação satisfatória, incluindo a capital, Teresina. O estudo apontou ainda que a maior parte dos criadouros foi encontrada em depósito de água (367), seguida de depósitos domiciliares (71) e lixo (11).

O presidente Michel Temer e o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, entregaram mil caminhonetes para diferentes regiões do país, como força efetiva no combate ao mosquito. A entrega foi feita, em Brasília, e o investimento foi de R$ 109,4 milhões.

Na ocasião, Gilberto Occhi lançou o Sistema Integrado de Controle de Vetores (SIVector), que vai substituir o Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SISPNCD) com informações georreferenciadas para o controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus. Todas as capitais do país realizaram um dos monitoramentos de mosquito: 25 realizaram o LIRAa; e duas, armadilhas.

Além de Teresina, estão com índices satisfatórios os municípios de Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Macapá (AP), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Aracaju (SE). As capitais com índices em estado de alerta são: Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), São Luís (MA), Belém (PA), Vitória (ES), Salvador (BA), Porto Velho (RO), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS).

Já as capitais Palmas (TO), Boa Vista (RR) Cuiabá (MT) e Rio Branco (AC) estão em risco de surto de dengue, zika e chikungunya por apresentarem Índice de Infestação Predial (IIP) igual ou superior a 4%. As capitais Natal (RN) e Porto Alegre (RS) fizeram o levantamento por armadilha. Todas as formas de coleta de dados ocorreram no período de outubro e novembro deste ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.