Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Cientistas encontram lago de água líquida em Marte

Encontrar água líquida em um planeta é um pré-requisito para o surgimento de vida e por isso é um dos principais elementos que são procurados por cientistas.

Nesta quarta-feira (25), a Science, uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo, anunciou que foi encontrado em Marte pela primeira vez um lago subterrâneo, que representa o maior corpo de agua em estado líquido que já foi encontrado no Planeta Vermelho.

O lago é amplo, possui cerca de 20 quilômetros de extensão e foi encontrado em baixo de uma camada de gelo. Com a descoberta, Marte se torna o planeta que tem a maior probabilidade de abrigar vida. Essa é uma suspeita que os astrônomos já tinham, pois já se sabe que o planeta possui água líquida.

Encontrar água líquida em um planeta é um pré-requisito para o surgimento de vida e por isso é um dos principais elementos que são procurados por cientistas. Isso aumenta ainda mais a expectativa de que exista microrganismos no planeta vizinho.

Atualmente, Marte é planeta frio, árido e deserto, mas de acordo com estudos, o planeta costumava ser mais quente e úmido, abrigando muita água líquida há pelo menos 3,6 bilhões de anos. Em 2007, os cientistas mandaram um robô, identificado como Phoenix para Marte e depois descobriram pequenas gotículas de água que se condensavam em torno do robô.

  • Foto: ESO/M. KornmesserMarteMarte

A expectativa de vida no planeta vizinho aumentou quando descobriram também manchas que sumiam e apareciam, pois achavam que poderiam ser lagos, mas na verda eram somente mesmo fluxos de areia.

No momento, a descoberta ainda está sendo contestada por alguns estudiosos da astronomia, mas as amostras de água que foram encontradas se assemelham com lagos que já foram encontrados de baixo de camada de gelos da Groelândia e da Antártica, por isso os autores do estudo não tiveram dúvidas de que as amostras representam água líquida.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.