Fechar
GP1

Guaribas - Piauí

Claudinê Maia é denunciado ao TCE após nomeação de irmãs e primos

Os vereadores solicitam que o TCE anule todos os atos administrativos de nomeação realizados pelo prefeito.

Os vereadores Adão Dias Pereira, Edio Correia Silva, José Matias Pereira e Salvelino Pereira Dias denunciaram o prefeito de Guaribas, Claudinê Matias Maia, ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) pela nomeação de três irmãs e três primos para cargos de confiança.

Eles citam que entre as recentes nomeações realizadas pelo prefeito no mês de março, estão as de Angra Matias Maia, como secretária de Saúde, Rosilene Matias Maia, como secretária de Finanças, e Lucimira Matias Maia, como secretária de Serviços Urbanos e Proteção de Bens Públicos. Elas são irmãs do prefeito.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Claudinê Matias Maia, Prefeito de GuaribasClaudinê Matias Maia, Prefeito de Guaribas

Os vereadores explicam que três primos do gestor também trabalham na prefeitura de Guaribas: Alessandro Folha Maia para o cargo de Controlador-Geral, Valdir Matias Maia como secretário de Educação, e Joneide Dias Maia como secretário de Administração.

“Ao realizar a nomeação de pessoas para cargos públicos, sem a observância do ordenamento jurídico vigente, o requerido cometeu uma falha classificada como grave por uma norma do TCE-PI, tipificada como crime pela lei de Licitações e pela lei de Improbidade Administrativa”, afirmaram os denunciantes.

Os vereadores solicitam que o TCE anule “todos os atos administrativos de nomeação. Após apuração do fato o Ministério Público Estadual deve ser informado, para adotar as medidas judiciais que entender cabíveis e o presente fato deve ensejar a reprovação da prestação de contas”. A denúncia foi protocolada no dia 2 de maio e a conselheira Lilian Martins é a relatora.

Outro lado

O prefeito Claudinê Maia não foi localizado para comentar o caso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.