Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Climatologista alerta para temporais no sertão do Piauí esta semana

O professor Werton Costa explicou que zonas que integram os extremos do estado, compondo o sertão piauiense, entram na rota das nuvens carregadas, conforme aponta o satélite EUMETSAT.

A semana para os teresinenses começou com chuva. Na noite do último domingo (20), regiões da Capital foram atingidas pelo temporal em meio ao B-R-O BRÓ. Segundo o geógrafo e professor em climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, cidades fronteiriças a estados vizinhos podem ser agraciadas com a chuva esta semana.

Em entrevista ao GP1, o docente explicou que zonas que integram os extremos do estado, compondo o sertão piauiense, entram na rota das nuvens carregadas, conforme aponta o satélite EUMETSAT. Cidades como Castelo do Piauí, Alto Longá e Santa Cruz dos Milagres também estão na lista.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Chuva em TeresinaChuva em Teresina

“Os modelos oficiais de previsão do tempo apontam chuvas nesta semana. Mas essas chuvas estão mais localizadas no limite do Maranhão com o Tocantins, no Sul do estado, e uma chuva no extremo sul”, explicou o professor.

Chuvas na Capital

Quanto à Capital, o professor revela que para o início da semana o satélite não apresentou possibilidade de precipitação, mas convém realizar consultas diárias, em virtude de mudanças repentinas. Ele ainda faz um alerta quanto à propagação de notícias falsas. “Você imagina o estado de pânico que mergulha a sociedade quando são avisados possíveis extremos meteorológicos. Avisos de rajadas de vento, descargas elétricas e chuvas extremas só podem ser oficializadas por autoridades competentes”, finalizou.

Apenas os órgãos - Instituto Nacional de Pesquisas Estaduais, Instituto Nacional de Meteorologia, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais Defesa Civil – podem fazer alertas quanto a extremos de condições climáticas.

NOTÍCIA RELACIONADA

Professor explica chuvas atípicas no mês de outubro em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.