Fechar
GP1

Brasil

Coaf indica que Eike Batista enviou 33 bilhões da OGX ao exterior

De acordo com o Coaf, as operações foram registradas como transferências diretas, locação de equipamentos de offshores e exportação de mercadorias.

O site O Antagonista divulgou nesta quarta-feira (05) um relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) que identifica uma série de transações suspeitas realizadas pela empresa OGX Petróleo e Gás, sob a direção de Eike Batista, entre dezembro de 2011 e novembro de 2012.

O documento obtido em primeira mão pelo site indica que foi enviado ao exterior o montante de R$ 33 bilhões, através do banco HSBC (atual Kirton Bank). De acordo com o Coaf, as operações foram registradas como transferências diretas, locação de equipamentos de offshores e exportação de mercadorias.

O relatório informa que foram transferidos R$ 2,85 bilhões para uma conta bancária de mesma titularidade da OGX, de Nº 995947504, no JP Morgan Chase Bank, nos Estados Unidos da América.

O documento foi anexado a uma petição apresentada à Justiça do Rio de Janeiro pelas associações de investidores (Abradim) e minoritários (Aidmin).

Na ação, os advogados argumentam que as condutas de Eike Batista e demais executivos do grupo empresarial significaram um “bilionário desvio de poupança dos investidores”, afetando “todo o Sistema Financeiro Nacional, seus agentes e instituições operadoras” e “abalando a confiança de investidores, nacionais e estrangeiros sobre o mercado de capitais brasileiro”.

No relatório do Coaf consta que no ano de 2013, a OGX declarou moratória de suas dívidas com credores, e em seguida, ingressou com pedido de recuperação judicial. Para os advogados da Abradim e da Aidmin, “não se chega a outra conclusão que não a de que houve o esvaziamento das empresas do grupo” comandado por Eike.

Eike Batista, como noticiado por O Antagonista semanas atrás, vem negociando um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República.

Veja o documento obtido pelo site O Antagonista:

  • Foto: Reprodução/O AntagonistaRelatório do CoafRelatório do Coaf
  • Foto: Reprodução/O AntagonistaDocumento aponta transações bilionárias feitas pela OGX sob o comando de Eike BatistaDocumento aponta transações bilionárias feitas pela OGX sob o comando de Eike Batista
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.