Fechar
GP1

Piauí

Companhia carioca apresenta espetáculo do Palco Giratório no PI

Ambientado em uma favela do Rio de Janeiro, o espetáculo narra o reencontro de um pai e uma filha que não se viam há muitos anos.

O segundo espetáculo do Palco Giratório no Piauí será “Eles não usam tênis naique”, da Companhia Marginal (RJ). As apresentações começaram no último domingo (22), em Parnaíba. Em Teresina, será nesta terça-feira (24) e em Floriano no dia 28. A classificação é 14 anos e a entrada é 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Programa Mesa Brasil Sesc.

Ambientado em uma favela do Rio de Janeiro, o espetáculo narra o reencontro de um pai e uma filha que não se viam há muitos anos. Ele foi traficante nos anos 1980, quando o comércio ilegal de drogas ainda mantinha um vínculo moral com a comunidade. Ela é uma jovem traficante nos dias atuais.

A apresentação gira em torno de um embate ideológico entre os dois personagens, representados em cena por quatro atores que se alternam sucessivamente nos dois papeis, num jogo cênico em que nenhuma posição é fixa e onde a ficção está sempre sob o risco da realidade.

Confira abaixo a programação:

Teresina:
24/04 – 19h30
Local: Teatro 4 de Setembro

Floriano:
28/04 – 19h30
Local: Teatro Maria Bonita

Junto com o espetáculo circula a oficina “Trocas Marginais”, que é um espaço de transmissão e exercício de uma rotina de treinamento físico e preparação de ator e também de um conjunto de dispositivos de pesquisa e criação, desenvolvidos e acionados ao longo dos mais de dez anos de trabalho continuado da Cia. Marginal.

Os encontros incluirão exercícios sobre a dilatação dos sentidos, da presença, da atenção e da capacidade expressiva dos participantes; propostas de improvisação que estimulem o ator a transitar entre mundos e tempos reais e ficcionais; exercícios de composição cênica e dramatúrgica que explorem diferentes possibilidades de fabulação e ficcionalização a partir de documentos "reais". O público-alvo são estudantes, pesquisadores e profissionais das artes cênicas.

Programação Oficina Trocas Marginais:

Teresina:
25/04 – 14h
Local: Escola de Teatro Gomes Campos

Floriano:
27/04 – 14h
Local: Teatro de Arena do Sesc

Companhia Marginal (RJ)

Criada em 2005 na Maré, o maior complexo de favelas do Rio de Janeiro, a Cia. Marginal reúne artistas de dentro e fora da comunidade, engajados na construção de uma cena que se reflete sobre a cidade a partir da periferia. Ao longo de sua trajetória, manteve um núcleo estável de atores, consolidou uma equipe de colaboradores e produziu quatro espetáculos: Qual é a nossa cara? (2007), Ô, Lili (2011), In_Tânsito (2013) e Eles não usam tênis naique (2015). Ocupa hoje espaço fundamental na cena contemporânea do Rio de Janeiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.