Fechar
GP1

Política

Conab-PI compra 10 toneladas de gergelim orgânico

A aquisição foi feita com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-PI) investiu R$ 40 mil na aquisição de 10 toneladas de gergelim orgânico nas comunidades de produtores familiares do município de São Francisco de Assis do Piauí. A aquisição foi feita com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), na modalidade compra da agricultura familiar com doação simultânea.

Foi o que informou nesta quinta-feira, 5, o superintendente regional da Conab-PI, José Nilson, acrescentando que esteve reunido com os produtores de gergelim do município recentemente e que, na oportunidade, informou aos agricultores que os mesmos terão o apoio da Conab-PI na próxima safra, dentro da proposta dos governos federal e estadual de fortalecimento da agricultura familiar.

A doação do gergelim adquirido pela Conab-PI foi para as dioceses dos municípios de Oeiras, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Valença. Ao todo, foram beneficiadas 28.070 pessoas.

A cultura do gergelim constitui-se em alternativa de grande importância econômica e social para as condições semiáridas do Nordeste brasileiro, por ser de fácil cultivo, apresentar tolerância a estiagem e, principalmente, por gerar renda e trabalho e ser fonte de alimento para pequenos e médios produtores.

As áreas do Semiárido do Nordeste brasileiro destacam-se como possuidoras de condições favoráveis ao cultivo do gergelim de forma ecológica. No município de São Francisco de Assis do Piauí, a Fraternidade de São Francisco de Assis (FFA) é a entidade coordenadora dos trabalhos nas comunidades rurais.

Uma parte da produção de sementes de gergelim das comunidades vem sendo utilizada, no Programa da Pastoral da Criança, como fonte de cálcio na preparação da multimistura.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.