Fechar
GP1

Política

Congresso Materno Infantil será aberto hoje em THE

Conferência Marca o Início do I Congresso Materno - Infantil e adolescente

Tem início hoje (19), no Rio Poty Hotel, o I Congresso Materno-Infantil e Adolescente do Piauí, numa realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado, Maternidade Dona Evangelina Rosa e do Hospital Infantil Lucídio Portella, com apoio da Sociedade Piauiense de Pediatria.

A conferência de abertura acontecerá às 19h, com a palestra “Humanização no atendimento: imperativo de cidadania”, ministrada pela Dra. Bertha Lídia Castro Pacheco, de Cuba.

O evento se estenderá até o dia 22 de agosto, com a realização de cursos, colóquios, conferências e oficinas, comandadas por profissionais da área de saúde e afins, que são referências em seus âmbitos de atuação. Assim, objetiva ser um espaço de discussão, construção e troca de experiências, potencializando a intervenção qualificada.

Para o presidente do congresso, Dr. Francisco Passos Costa, diretor geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, as expectativas são as melhores. “Esperamos iniciar uma jornada longa e proveitosa, dando seguimento a uma tradição em nosso Estado, que se firma cada vez mais como pólo referencial de atenção à saúde e sede de exitosos acontecimentos na área”, declara.

Centro Materno-Infantil e Adolescente do Piauí

Durante o congresso será lançado ainda o Centro Marterno-Infantil e Adolescente do Piauí, espaço de atenção à saúde que, em novas e modernas instalações, abrigará as atividades hoje desenvolvidas pela Maternidade Dona Evangelina Rosa e pelo Hospital Infantil Lucídio Portella.

A solenidade de lançamento acontecerá no dia 21 de agosto (quinta-feira), às 19h, na presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Na ocasião, este fará explanação sobre a temática central do evento: “Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente: O desafio da abordagem humanizada e transdisciplinar”.

O Centro será construído no local onde hoje se encontra a Maternidade Dona Evangelina Rosa - incluindo o Instituto de Perinatologia Social - abrangendo uma área aproximada de 17 mil metros quadrados.

O seu Plano Diretor prevê a construção de três blocos de prestação de serviços de saúde: um bloco destinado à atenção à saúde da mulher na fase de gestação, parto e puerpério, incluindo uma Unidade de Medicina Fetal, bem como nas demais fases da vida feminina. O segundo e o terceiro blocos serão destinados à atenção da criança e do adolescente, com uma gama de serviços voltados para estes públicos.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Assis Carvalho, “o projeto e a construção desse espaço de saúde é resultado da sensibilidade e do compromisso com a saúde pública do governador Wellington Dias, que atende dessa forma a uma antiga reivindicação de todos os segmentos profissionais envolvidos direta e indiretamente com a atenção à saúde em nosso Estado”.

Seja o primeiro a comentar esta notícia

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.