Fechar
GP1

Política

Conquista do voto feminino completa 88 anos nesta segunda-feira

No dia 24 de fevereiro de 1932 o Código Eleitoral passou a assegurar o direito de que mulheres casadas, com autorização de seus maridos, pudessem votar.

Nesta segunda-feira (24) comemora-se 88 anos da conquista do voto feminino nas eleições no Brasil. No dia 24 de fevereiro de 1932 o Código Eleitoral passou a assegurar o direito de que mulheres casadas, com autorização de seus maridos, pudessem votar. Em 1934 a limitação foi extinta e todas as mulheres passaram a ter o direito.

O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil passou a ser comemorado em 2015, após a promulgação da Lei nº 13.086 pela então presidente Dilma Rousseff, primeira presidente mulher do país. A data foi incluída no Calendário Oficial do Governo Federal.

  • Foto: DivulgaçãoUrna EletrônicaUrna Eletrônica

O primeiro estado do Brasil a ter uma eleitora mulher foi o Rio Grande do Norte, que concedeu por meio de lei estadual a não distinção de sexo para o exercício do voto. Assim, antes de 1932 a professora Celina Guimarães votou em sua cidade natal, Mossoró. Celina foi também a primeira mulher da América Latina a votar.

A primeira mulher a ser eleita foi Alzira Soriano, eleita com 60% dos votos válidos para prefeita da cidade de Lajes (RN) em 1928. Empossada em 1º de janeiro de 1929, foi destituída do cargo por não concordar com o governo de Getúlio Vargas em 1930.

Apesar de ser 53% do eleitorado, as mulheres ainda são minoria nos cargos eletivos. Para tentar minimizar esta porcentagem, a legislação exigiu que os partidos tenham pelo menos 30% de candidatas mulheres. Sendo assim, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza campanhas destacando a importância das mulheres na política.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.