Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Consultórios odontológicos interditados em Parnaíba continuam fechados

De acordo com o denunciante, que preferiu não se identificar, foi dado um prazo de 30 dias para que o município regularizasse as pendências, no entanto, nada foi feito pela prefeitura.

O GP1 recebeu, na sexta-feira (04), denúncia de que consultórios odontológicos que funcionam em postos de saúde de responsabilidade da Prefeitura de Parnaíba e que foram interditados durante fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI), em março deste ano, continuam fechados. A prefeitura é comandanda pelo prefeito Mão Santa.

De acordo com o denunciante, que preferiu não se identificar, foi dado um prazo de 30 dias para que o município regularizasse as pendências e o Conselho retornasse para atestar as regularidades liberando o funcionamento do serviço, no entanto, nada foi feito pela prefeitura.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Prefeito de Parnaíba, Mão SantaPrefeito de Parnaíba, Mão Santa

Ele relatou ainda que somente 5 postos não foram interditados e estavam em funcionamento. “Eram aproximadamente 5 dentistas do Programa de Saúde Bucal para atender uma vasta população. Isso é um absurdo”, criticou.

Outra irregularidade é sobre concurso realizado pela prefeitura após recomendação do Ministério Público do Estado. “O município foi obrigado a realizar um concurso público para substituir 10 profissionais contratados através de teste seletivo. Ocorreu o concurso, ele foi homologado e os contratos dos dentistas contratados foram extintos em 27 de agosto desse ano, sob alegando de que o município havia convocado os dentistas aprovados no concurso”, relatou.

“Entretanto, não foi o que ocorreu, o município nunca convocou os dentistas e os poucos profissionais que estavam atendendo a população, como disse, em torno de 5, deixaram de atender, o que estava ruim ficou pior e a população ficou totalmente descoberta”, completou.

O denunciante informou ainda que o município continua recebendo recursos públicos. “O repasse federal pelo Fundo Nacional de Saúde continua acontecendo, mas o município insiste em não convocar os dentistas do concurso e nem resolver os problemas para garantir o funcionamento dos postos que estão interditados para que os demais dentistas efetivos do município voltem a trabalhar”, criticou.

CRO-PI

Em entrevista ao GP1, o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Piauí, Leonardo Sá, confirmou as interdições. "De todos os consultórios que foram interditados apenas um voltou a funcionar e os que continuaram interditados os profissionais que eram contratados acabaram sendo demitidos por conta da negligencia da prefeitura que não regularizou a situação", afirmou.

"Já foi feita denúncia no Ministério Público, na ouvidoria do SUS porque foi um verdadeiro descaso, a população está sem atendimento e os profissionais ficaram sem suas fontes de trabalho", disparou.

O presidente destacou ainda os principais problemas que foram constatados durante a fiscalização. "Os problemas são os mais diversos, desde mobiliário enferrujado, esterilização inadequada, climatização ausente ou deficiente, revestimento das paredes inadequadas, material contaminado, entre outros", completou.

Outro

O GP1 entrou em contato com a secretária municipal de Saúde Rejane Moreira que afirmou apenas que a situação estava sendo resolvida e que só poderia falar pessoalmente sobre o assunto. Depois ela pediu que fosse encaminhado um e-mail sobre os questionamentos em relação aos consultórios, mas até o fechamento dessa matéria ela não encaminhou os esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.