Fechar
GP1

Política

Criado o roteiro turístico Sete Cidades - Serra da Ibiapaba

O evento contou com as presenças de empresários e parceiros institucionais dos dois Estados

Durante um seminário em Tianguá, no Ceará, foi validado esta semana um roteiro turístico que envolverá o Parque Nacional de Sete Cidades (PI) e a Serra da Ibiapaba (CE). O evento contou com as presenças de empresários e parceiros institucionais dos dois Estados.

O novo roteiro envolve as cidades de Tianguá, Ubajara e Viçosa, no Ceará, e Pedro II, Piripiri e Piracuruca, no Piauí, e deve garantir ações para os próximos três anos nessas regiões. Artesanato, trilhas, gastronomia, festas religiosas, patrimônio histórico e clima diferenciado estão entre as atrações desse roteiro.

“A idéia é criar um roteiro integrado de forma que tenha perfil parecido com o Rota das Emoções, ou seja, envolvendo ecoturismo, clima serrano e aventura, sendo também mais uma alternativa de desenvolvimento da atividade turística. A iniciativa vai gerar mais trabalho e renda para os empreendedores daquela região, a exemplo, dos meios de hospedagem e alimentação, com a instalação de produtos turísticos competitivos e sustentáveis”, explica o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

Metas
Com o trabalho já iniciado, através do Sebrae e dos parceiros, pretende-se incrementar o fluxo de turistas em 2% nos meios de hospedagem do roteiro até dezembro deste ano e o mesmo percentual em 2009 e 2010.

Outra meta de trabalho é aumentar o número de empreendimentos formalizados em 15% até dezembro de 2010.

“Ao todo sessenta e cinco empresas do Piauí e quarenta e cinco do Ceará serão beneficiadas com essa iniciativa. Na verdade, esse roteiro é reflexo dos resultados conquistados através da Rota das Emoções, o primeiro consórcio turístico criado no Brasil e que já é uma referência nacional. Acredito que teremos resultados surpreendentes, pois estamos fazendo um planejamento estratégico até 2010, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento regional, com inclusão social pelo fortalecimento da atividade turística, construindo parcerias e resgatando os valores sócio-culturais e ambientais da região”, analisa o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.

O roteiro Sete Cidades – Serra da Ibiapaba é uma ação das unidades do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí e no Ceará; do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério de Turismo; e das prefeituras municipais.

Produtos
Dentro da visão do planejamento estratégico do roteiro, pretende-se criar cinco produtos que vão divulgar a imagem e as atrações do destino.

“Nosso objetivo é criar cinco produtos com características únicas e que possam atrair a atenção dos turistas: Parque Nacional de Ubajara, Parque Nacional de Sete Cidades, Patrimônio Histórico, Opala de Pedro II e Eventos. Ou seja, destinos, produtos e ações que vão garantir o funcionamento do roteiro e sua operacionalização, sempre com um foco na criação de novos postos de trabalho e incremento de renda”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

Estratégias
Dentre as estratégias de trabalho planejadas estão: instalar uma governança regional, diversificar a carteira de produtos ofertados, ressaltando as potencialidades de cada região; melhorar a infra-estrutura de estradas e dos acessos; estimular e fomentar a qualificação turística de forma integrada.

“Outras metas do roteiro é ampliar em 3% os empreendimentos envolvidos na oferta turística até dezembro de 2010, além de aumentar em um dia a permanência do turista na região”, explica Vasconcelos.

Outras ações também estão previstas para o roteiro Sete Cidades – Serra da Ibiapaba: fortalecimento entre os Estados do Piauí e Ceará, sensibilização dos governos para investir na melhoria da infra-estrutura da região; fortalecimento da economia através de produtos e serviços diferenciados como: clima, belezas naturais, opalas, receptivo de qualidade e proximidade da região às capitais desses Estados.

A Região
A região pode ser dividida em dois tipos de clima: um úmido e relativamente frio, de janeiro a junho. E outro seco e quente, de julho a dezembro. As temperaturas estão entre 20º e 22º C na Serra da Ibiapaba e em torno de 24º a 26º C em Sete Cidades, tendo um período chuvoso de janeiro a abril.

No Piauí a cidade de Pedro II está localizada na Serra dos Matões e possui temperaturas mais amenas, em torno de 18ºC a 30ºC. É conhecida como a "Suíça Piauiense". Já as cidades de Piracuruca e Piripiri estão em regiões mais baixas e as temperaturas oscilam entre 26ºC e 38ºC. Os meses de fevereiro, março e abril correspondem ao trimestre mais úmido da região. Na Serra da Ibiapaba, a caatinga é a vegetação predominante, mas outras três vegetações são encontradas na região: a Floresta Atlântica, a Floresta Amazônica e o Cerrado. A fauna é pobre em diversidade, o que é típico da região. Pode-se observar também na região animais como o macaco-prego, o mico-estrela, o tamanduá-mirim, a cotia e mais de cento e vinte espécies de aves.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.