Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

CRO Piauí fecha clínicas irregulares na cidade de Parnaíba

A fiscalização ocorreu em parceria com a Vigilância Sanitária de Parnaíba e segue nesta sexta-feira (15).

Começou nesta quinta-feira (14), pela cidade de Parnaíba, a Operação Odontologia Segura, que será realizada em todo o Piauí. Somente nesta manhã, na primeira fase, a fiscalização do CRO Piauí (Conselho Regional de Odontologia do Piauí), fechou 3 clínicas odontológicas que estavam sem situação irregular.

Uma delas não tinha o devido registro junto ao CRO Piauí nem o alvará para funcionamento. Nas outras duas clínicas as salas de esterilização dos materiais eram inadequadas o que compromete a biossegurança. A fiscalização ocorreu em parceria com a Vigilância Sanitária de Parnaíba e segue nesta sexta-feira (15).

Ao todo o Conselho espera fiscalizar 12 clínicas na cidade e iniciar a segunda fase da operação em cidades de outra região do Estado. Entre as irregularidades encontradas, além da falta do devido registro, estavam materiais reutilizados, o manejo inadequado do lixo contaminado e existência de profissionais de outros estados não registrados no Piauí.

  • Foto: Divulgação/AscomCRO encontra irregularidades em consultórios de ParnaíbaCRO encontra irregularidades em consultórios de Parnaíba

O presidente do Conselho, Sérgio Pires, explica que o Conselho tem um calendário de fiscalizações, mas que as operações também podem ser motivadas por denuncia dos pacientes. “O maior objetivo é dar segurança aos usuários e cumprir com a missão do Conselho que é garantir o exercício legal da profissão de acordo com os princípios éticos e a biossegurança”, informa.

Após o procedimento as clínicas notificadas recebem um prazo para se adequarem ao que determina o Código de Ética e as exigências sanitárias. São várias as exigências para que uma clínica odontológica funcione de forma correta, mas o paciente pode fiscalizar logo ao chegar no local, os alvarás de funcionamento da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros de da Prefeitura devem estar em local visível.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.