Fechar
GP1

Teresina - Piauí

"Deputado atuante no estado do Piauí", diz Themístocles sobre Juraci Leite

Juraci Leite faleceu nesta segunda-feira (13) aos 88 anos em Teresina, vítima da covid-19 (coronavírus).

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), usou suas redes sociais para lamentar a morte do ex-deputado estadual Juraci Leite, que faleceu nesta segunda-feira (13) aos 88 anos em Teresina, vítima da covid-19 (coronavírus).

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o presidente da Alepi ressaltou que o parlamentar era um cidadão do bem. “Meus amigos, hoje faleceu o ex-deputado, ex-presidente da Assembleia, Juraci Leite, um cidadão do bem, um pai de família exemplar”, declarou.

A post shared by Themístocles Filho (@themistoclesfilhopi) on

Themístocles enfatizou que Juraci Leite sempre teve um bom relacionamento com parlamentares e servidores da Assembleia Legislativa do Piauí, durante os oito mandatos que exerceu naquela casa.

“Um deputado que teve um excelente relacionamento com servidores da casa, com todos os parlamentares, um deputado atuante no estado do Piauí. Espero que Deus, na plenitude da sua bondade, receba de braços abertos o ex-deputado Juraci Leite”, finalizou.

Juraci Leite

Juraci Campelo Leite exerceu oito mandatos de deputado estadual pelo Piauí. Assumiu o cargo pela primeira vez em 1983, sendo deputado constituinte. Em 1985 foi eleito 1º secretário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Em 1993 assumiu a 1ª vice-presidência da Casa e no ano seguinte foi eleito pela quarta vez como deputado estadual. Em 1995 foi eleito presidente da Alepi por unanimidade. Em 1996 assumiu o Governo do Estado durante 15 dias.

Em 1997, foi reeleito presidente entrando para História como do cenário político nacional como o primeiro presidente de Assembleia Legislativa a conseguir a reeleição. Entre seus projetos mais conhecidos estão os da criação de seis municípios: Buriti dos Montes; Cabeceiras do Piauí; Juazeiro do Piauí; Assunção do Piauí; Milton Brandão e Lagoa de São Francisco.

Em 2014 Juraci Leite deixou a vida pública e não concorreu mais a uma vaga no legislativo, sendo homenageado em dezembro do mesmo ano pela Alepi como o deputado com maior número de mandatos atuante até então. Natural de Pedro II, filho de Cipriano José Leite e Filomena Gomes Campelo Leite, Juraci Leite era casado com Jandira Lopes Campelo Leite, teve quatro filhos e sete netos.

O parlamentar é odontologo, forma­do pela faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFCE). Foi professor de Ciências Físicas e Biológicas do Colégio Zacarias de Góes (antigo Liceu), professor do Programa de Saúde da Escola Técnica Federal do Piauí (antigo Cefet) e professor titular de odontopediatria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além disso, foi chefe do Departamento de Pato­logia e Clínica Odontológica da UFPI e dentista do antigo Ipase.

Ele faleceu após passar 12 dias internado no Hospital São Marcos, lutando contra a covid-19. Sua esposa, Jandira Leita, havia falecido há cerca de um mês. Ela também era professora da UFPI e foi fundadora da clínica odontológica infantil, com atuação na área da odontopediatria. A causa da morte dela não foi informada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ex-deputado Juraci Leite morre aos 88 anos vítima da covid-19

Alepi decreta luto oficial de três dias pela morte de Juraci Leite

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.