Fechar
GP1

Política

Deputado convida ministro da educação para audiência pública na Assembleia Legislativa

"Este Plano estabelece a política nacional para os próximos dez anos e prevê a destinação de 7% do PIB para investimento em Educação neste período", explica o parlamentar.

O deputado estadual Evaldo Gomes, PTC, vai convidar o ministro da Educação Fernando Haddad, para audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí, para tratar sobre o novo Plano Nacional de Educação 2011/2020 encaminhado à Câmara Federal na última quarta-feira, dia 13.
Imagem: DivulgaçãoDeputado Evaldo Gomes(Imagem:Divulgação)Deputado Evaldo Gomes
“Este Plano estabelece a política nacional para os próximos dez anos e prevê a destinação de 7% do PIB para investimento em Educação neste período”, explica o parlamentar.

Segundo os sindicatos e associações de professores e trabalhadores na Educação, “esse percentual já estava previsto no PNE anterior, mas a meta não foi cumprida”. Além disso, pelos cálculos do Ministério da Educação, “a implantação do novo Plano vai custar R$ 80 milhões”.

O novo PNE em tramitação no Congresso Nacional é composto de 12 artigos e um anexo com 20 metas para a Educação. Na avaliação do ministro da Educação, “o novo Plano terá como foco a valorização do magistério. A qualidade da Educação é outro tema de relevo”.

“Por isso mesmo consideramos importante a presença do ministro Haddad na audiência. Isso valoriza o debate e é também uma oportunidade do governo federal demonstrar à classe do magistério e, sobretudo, à sociedade o seu compromisso com a Educação”, declarou o deputado.

Evaldo Gomes lembrou ainda que, “o ministro foi a uma audiência pública em São Paulo. Porque não deveria vir também ao Piauí?” questiona.

Segundo o Requerimento, apresentado por Evaldo Gomes, na sessão desta segunda-feira, dia 18, à Mesa Diretora da Assembleia serão convidados também o governador Wilson Martins, o secretário estadual de Educação, Átila Lira, o presidente da APPM, Francisco de Macêdo, além da presidente do SINTE, Odeni de Jesus. A audiência deve acontecer, em princípio, no dia 9 de maio.

"Queremos ouvir as entidades ligadas ao Movimento da Educação. Eles entendem que o melhor percentual a ser aplicado na Educação seria de 10% do PIB e ainda 50% dos royaltes do Pré-Sal", finaliza Gomes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.