Política

Deputados estaduais são empossados em solenidade na Alepi

A solenidade conta com a participação do governador Wellington Dias (PT) e de diversas autoridades políticas do Estado do Piauí.

Bárbara Rodrigues
Teresina
Nayrana Meireles
Teresina
Germana Chaves
Teresina
Andressa Martins
Teresina
- atualizado

Posse dos 30 deputados estaduais do Piauí na Alepi

Na manhã desta sexta-feira (1) foi realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a posse dos 30 deputados estaduais eleitos para um mandato de quatro anos. A cerimônia foi comandada pelo presidente da Alepi, Themístocles Filho (MDB).

Dos 30 deputados eleitos, quatro são mulheres e sete são novatos. Os novos deputados estaduais que assumiram os cargos hoje foram: Franzé Silva (PT), Coronel Carlos Augusto (PR), Teresa Britto (PV), Oliveira Neto (PPS), Henrique Pires (MDB), Lucy Soares (PP) e Francisco Costa (PT).

A solenidade conta com a participação do governador Wellington Dias (PT) e de diversas autoridades políticas do Estado do Piauí. Todos os 30 parlamentares foram chamados a tribuna do plenário e tiveram que fazer um juramento.

O deputado João Mádison (MDB), que foi reeleito, afirmou que irá fazer um mandato focado em ajudar o Estado do Piauí. “Não é fácil você ganhar uma eleição, nós sabemos dos problemas que enfrentaremos nos próximos quatro anos. O Brasil como um todo não tem deslanchado, mas nós esperamos que esses quatro anos do Bolsonaro possam dar uma alavancada na economia brasileira e com o nosso governo comandado por Wellington Dias, possamos juntos, nos unirmos em torno dos problemas que afligem nosso estado e buscarmos as soluções e é isso que nós temos que trabalhar”, afirmou.

O deputado Henrique Pires, ex-presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), está assumindo o seu primeiro mandato e espera continuar ajudando na área de saneamento básico. “Eu sou engenheiro civil e advogado. Eu sou um homem que trabalhou muito com saneamento, então eu vou trabalhar essa parte de infraestrutura, essa parte da legislação para que a população tenha mais saúde, com uma engenharia básica, com a saúde básica. Fazer com que as leis realmente atendam a população. O deputado é eleito não só para propor projeto, mas estar junto fiscalizando o Estado, fiscalizando os municípios”, explicou.

Teresa Britto estava atuando como vereadora de Teresina quando decidiu concorrer ao cargo de deputada estadual e conseguiu se eleger pela primeira vez. “A expectativa é de dar o melhor de mim. Sei que existe muita expectativa por parte da população, então vou manter a minha postura de sempre, com ética e responsabilidade, trabalho e dedicação para o Piauí. Na Câmara Municipal eu trabalhei muito com políticas públicas voltadas para a saúde e meio ambiente, e vou continuar com isso também na Assembleia, até porque sou profissional da saúde e conheço a realidade. O Partido Verde trabalha com o meio ambiente e é um dos motivos de estar na política hoje. Além da questão social, como a moradia. Então vou cobrar e fiscalizar”, disse a deputada.

Confira todos os deputados eleitos:

  1. Georgiano (PSD)
  2. Lucy (Progressistas)
  3. Wilson Brandão (Progressistas)
  4. Júlio Arcoverde (Progressistas)
  5. Flávio Nogueira Júnior (PDT)
  6. Zé Santana (MDB)
  7. Marden Meneses (PSDB)
  8. Dr. Francisco Costa (PT)
  9. Severo Eulálio (MDB)
  10. Janainna Marques (PTB)
  11. Francisco Limma (PT)
  12. Themístocles Filho (MDB)
  13. Pablo Santos (MDB)
  14. Henrique Pires (MDB)
  15. Fernando Monteiro (PRTB)
  16. Fábio Xavier (PR)
  17. Dr. Hélio (PR)
  18. Fábio Novo (PT)
  19. Gustavo Neiva (PSB)
  20. Hélio Isaias (Progressistas)
  21. Franzé Silva (PT)
  22. Coronel Carlos Augusto (PR)
  23. João Mádison (MDB)
  24. Flora Izabel (PT)
  25. Pastor Gessivaldo (PRB)
  26. Firmino Paulo (Progressistas)
  27. Evaldo Gomes (PTC)
  28. Nerinho (PTB)
  29. Teresa Britto (PV)
  30. Oliveira Neto (PPS)