Fechar
GP1

Piauí

Desembargador do TJ vai julgar apelação de major acusado de tortura no Piauí

O major Wagner Torres foi condenado a 10 anos de prisão, pelo juiz Geneci Ribeiro, da Comarca de Picos. Na época era Comandante do 4º BPM.

O desembargador Joaquim Dias de Santana Filho (FOTO), relator da apelação criminal nº 200900010024743, em que pede a absolvição do major-PM Wager Calixto Torres e dos soldados-PM Anio Esdras dos Reis Ricardo e Antônio Gerson Bezerra Sero, condenados pela Justiça de Picos-PI, acusados de crime de tortura, está só aguardando o parecer do Procurador Geral de Justiça, Augusto Cézar de Andrade, no processo, para que possa levar a apelação a julgamento pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí.

O major Wagner Torres foi condenado a 10 anos de prisão, pelo juiz Geneci Ribeiro, da Comarca de Picos, acusado de juntamente com os soldados Esdras e Sero, ter torturado dois acusados de furtos, dentro do 4º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, na cidade de Picos, a 311 km de Teresina, no Sul do Estado.

Na época, o major Wagner, era Comandante do 4º BPM. Ele e os soldados foram denunciados pelo Promotor de Justiça, Elói Júnior, que também denunciou o caso a Ordem dos Advogados do Brasil Secção do Piauí.

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, Lúcio Tadeu acompanhou de perto o caso das torturas de Picos, que obteve muita repercussão, até mesmo nacional. O major Wagner Torres, depois de muita polêmica, foi removido do Batalhão da PM de Picos, para Teresina, pelo governador Wellington Dias (PT), que atendeu orientação do Promotor da Auditoria Militar, Aristides Pinheiro.

No processo contra os militares, constam fotografias de como ficou os testículos de um dos homens que teria sido torturado (deformado). O major Wagner Torres e os soldados Sero e Esdras quando foram ouvidos pela Justiça de Picos, negaram as torturas. Por essa razão, eles recorreram da sentença do juiz Geneci Ribeiro para o Tribunal de Justiça do Piauí.

O relator da apelação criminal, desembargador Joaquim Santana Filho informou ao Portal GP1 que tão logo receba o parecer do Procurador Geral de Justiça, Augusto Cézar , no processo, dará o seu voto e levará a apelação dos réus para ser julgada pela 2ª Câmara Criminal do TJ que é composta por ele (Joaquim Santana) e os desembargadores Sebastião Ribeiro Martins e Erivan Lopes, que era Promotor de Justiça e assumiu recentemente, a vaga de desembargador no lugar de José Soares de Albuquerque que se aposentou. O processo que já está em três volumes, composto de 1.029 folhas devidamente numeradas e rubricadas foi encaminhado para a Procuradoria Geral de Justiça do Piauí, por volta das 14h22min do dia 8 deste mês (julho).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.