Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Detento diz que preso foi morto por agentes da Irmão Guido

"(...) porque essa versão que saiu aí dizendo que era nós que tinha matado ele (sic) é mentira, foram eles que mataram o preso asfixiado de bomba de efeito moral", afirmou o detento.

O GP1 teve acesso a mais um vídeo gravado, neste domingo (14), por um preso de dentro da penitenciária Irmão Guido. O vídeo foi gravado depois que um preso foi encontrado morto na unidade prisional. O preso relata que agentes chegaram atirando balas de borracha, gás lacrimogêneo e que mais de 40 pessoas foram atingidos.

“Um preso foi morto em cima dessa atitude horrível que eles tiveram, estamos fazendo esse vídeo pra mandar pras autoridades, direitos humanos, juízes, doutor Vidal, desembargador, porque essa versão que saiu aí dizendo que era nós que tinha matado ele (sic) é mentira, foram eles que mataram o preso asfixiado de bomba de efeito moral, inclusive o preso já havia (sic) doente há vários dias, acertaram um tiro nas costas”, afirmou o detento.

No vídeo, os presos perguntam pelo juiz José Vidal, da Vara de Execuções Penais, e pelo promotor de justiça, Elói Pereira Júnior: “Cadê você doutor Vidal? Doutor Eloi? Fora Marcione, cadê você doutor Eloi? Nós queremos justiça em cima da justiça, foi desumano, o pavilhão não tinha nenhuma alteração”, alegou.

Na gravação é possível ouvir os presos pedindo a saída do atual diretor da penitenciária e o retorno de Josiel.

Sejus

Procurada, na tarde desta segunda-feira (15), a assessoria de comunicação da secretaria estadual de Justiça informou que está abrindo procedimento administrativo para apurar o caso, “inclusive a origem dos vídeos (se foi feito por presos ou por agentes públicos) e as falas dos presos”.

Sobre o pedido da saída da nova direção, a assessoria afirmou: “Quem manda no sistema prisional é o Estado, não o preso. O preso não tem prerrogativa de escolher quem deve ou não ser diretor do presídio. O Estado tem trabalhado para garantir os direitos fundamentais estabelecidos na lei e manter a ordem nos presídios. Todas as ocorrências no sistema prisional, inclusive as denúncias dos presos, são investigadas”.

Em relação a morte do preso, a Sejus afirmou que ele reclamou, no sábado (13), que estava passando mal e que por causa disso foi levado imediatamente ao hospital, atendido e recebeu alta. Declarou também que a gerência do presídio prestou toda assistência médica, inclusive, o Samu foi acionado pela equipe da vistoria para atender o preso, depois que ele reclamou estar se sentindo mal.

Entenda o caso

O preso Kelvin Sousa Alves foi encontrado morto, na tarde deste domingo (14), durante uma vistoria realizada por agentes penitenciários após um motim.

O GP1 recebeu informações de que após o motim, agentes penitenciários foram chamados para conter o tumulto e realizar vistoria na unidade e que durante a vistoria os agentes teriam usado bomba de efeito moral o que acabou vitimando o detento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.