Fechar
GP1

Política

Detran-PI reinicia a emissão das carteiras de habilitação

Além da garantia da segurança, será possível a integração deste sistema com outros referentes ao cidadão como INSS e a Receita Federal.

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) informa que o sistema referente ao Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) já está normalizado. Desde a terça-feira, 24, duas equipes estão trabalhando em ritmo de mutirão, visando à normalização do processo de envio das Carteiras de Habilitação (CNH) para a impressão no menor prazo de tempo possível.

O serviço foi paralisado por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no dia 27 de fevereiro, para a realização da transposição de dados da antiga Base de Identificação Nacional de Condutores (Binco) para a nova base, Binco Ampliada (BCA), de modo a garantir ao Denatran e aos Detrans do País maior acesso a todas as informações referentes aos condutores brasileiros.

No Piauí, o sistema foi restabelecido na segunda-feira, 16, normalizou os serviços e a abertura dos processos referentes à habilitação, permanecendo com problema somente na confrontação dos dados constantes nos processos com a nova base de dados do Denatran, o que estava impossibilitando a emissão das CNHs.

O diretor geral, Jesus Rodrigues Alves, explicou que a demora da normalização do sistema, após o prazo estabelecido pelo Denatran, foi devido a uma série de problemas com a adaptação e ajuste dos programas e sistemas para a migração de dados. Ele ressaltou ainda o imprevisto de uma descarga elétrica, no dia 11 de março, atingindo o servidor do Detran-PI instalado na Agência de Tecnologia e Informação do Piauí (ATI), e posteriormente, uma outra danificação no equipamento instalado no prédio-sede.

Com a normalização e simultaneidade do Renach, em todo o Brasil, pretende-se reforçar a segurança do processo de obtenção e armazenamento das informações dos condutores. Além da garantia da segurança, será possível a integração deste sistema com outros referentes ao cidadão como INSS e a Receita Federal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.