Fechar
GP1

Piauí

Dia do Piauí é comemorado com outorga do Mérito Renascença

A programação alusiva ao 197º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil finalizou em Teresina, neste sábado (19).

A programação alusiva ao 197º aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Dia do Piauí, finalizou em Teresina, neste sábado (19), com uma missa em ação de graças e a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, que contou com a participação do governador Wellington Dias e diversas autoridades.

A missa em Ação de Graças foi celebrada pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro da capital.

O governador falou sobre o momento de agradecimento de destacou a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a liberação a antecipação de crédito proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). “Esse é um momento de homenagear nossos heróis e agradecer a Deus pelas vitórias que temos tido, como a decisão do STF sobre a liberação da antecipação do recurso do Fundef. Esse é um recurso significativo, de R$ 1,6 bilhões de reais, que vai nos permitir investir 100% em educação, a fim de reduzir o analfabetismo, abrir para que cerca de 200 mil pessoas possam voltar à escola e aprender a ler e escrever, além de ampliar a escolaridade, inclusive com o ensino profissionalizante, reduzir a evasão e abandono escolar e garantir as condições de qualidade na educação também por meio da estrutura das escolas. Uma educação de muita qualidade e um Ideb cada vez mais alto é o que vamos ter de resultado com esses investimentos. Então a decisão do ministro Gilmar Mendes, com a decisão no Supremo coloca as condições de, inclusive, trabalhar em uma perspectiva de já este ano poder começar esses investimentos”, ressaltou Wellington Dias.

O chefe do executivo piauiense falou também acerca de sua viagem à Roma para participar do Sínodo da Amazônia. “Fui convidado pela equipe do Papa Francisco e, junto com governadores da Amazônia Legal, para estar, no dia 27 de outubro, em Roma, participando do encerramento do Sínodo, que é um momento que se trabalha uma pauta mundial nessa área social e ambiental e vamos, no dia 28, ter uma agenda com o Papa Francisco, com o objetivo de tratar sobre a Amazônia. O Piauí foi chamado também porque o Nordeste tem o compromisso com o Acordo de Paris, por isso estarei lá representando o Nordeste brasileiro e o Piauí, defendendo o que é de nossas futuras gerações. Somos, fora da Amazônia, a região do Brasil que tem mais florestas naturais preservadas, por isso criamos Programa Ativos Verde Piauí, que vai na linha da redução dos efeitos das mudanças climáticas e quero apresentar lá”, afirmou o gestor.

A vice-governadora, Regina Sousa, também esteve presente nas solenidades de comemoração ao Dia do Piauí. “É uma celebração histórica. O ciclo de eventos que aconteceram no Piauí contribuiu para que a independência do Brasil, que começou no 7 de setembro, em São Paulo, aqui em 19 de outubro e vai culminar no 13 de março, com a Batalha do Jenipapo, onde houve um grande derramamento de sangue. Então, é importante celebrar, que as pessoas conheçam a verdadeira história, que não está nos livros. As celebrações em Ação de Graças são justamente para agradecer e pedir paz, prosperidade, capacidade de governança e superação das dificuldades”, comentou.

A deputada federal e primeira-dama do estado, Rejane Dias, falou sobre a importância de agradecer e destacou que, apesar da crise econômica no país, o Piauí está recebendo investimentos em diversas áreas. “Com muita alegria participo aqui junto com o governador e o secretariado, mas também como cristã, venho aqui para agradecer as vitórias, principalmente em um momento tão difícil que o país atravessa na área da economia, um momento delicado que afeta duramente os estados e municípios e aqui o governador vem mantendo os salários em dia e os investimentos acontecendo, que vêm para melhorar nossas estradas, a educação, a saúde, a segurança pública e enquanto deputada federal, estamos nos articulando para que mais recursos cheguem aqui e dê continuidade às melhorias das nossas PIs, destinados ao abastecimento de água e de melhoria na saúde e educação dos municípios. Esse ano, só de emenda de bancada deve ser de R$ 200 milhões e com certeza vai aquecer a economia e gerar mais empregos”, disse ela.

Logo após a missa, aconteceu a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, no Complexo Cultural Theatro 04 de Setembro, na Praça Pedro II, onde personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí, receberam a medalha do Mérito Renascença.

Para Lorena Dayse, que foi a vice-campeã na sexta temporada do Master Chef Brasil, representando o Piauí, o recebimento da honraria Oficial é o reconhecimento do seu trabalho. "Essa medalha representa o fruto de um trabalho muito grande que fiz esse ano, que foi defender meu estado acima de tudo, com muito amor e muito orgulho. Então, é uma alegria muito grande estar aqui e saber que o estado reconheceu o meu trabalho e meu amor pelo meu estado”, frisou.

A jornalista Sávia Barreto, também uma das homenageadas da noite, no grau Oficial, por seu trabalho no Jornalismo piauiense, falou sobre o momento. “Para mim a homenagem não é a mim, mas ao jornalismo e ao que ele simboliza; estou aqui representando o nosso trabalho, mas que tem uma contribuição maior para a sociedade. O jornalismo que eu acredito, de fazer as pessoas refletirem sobre seus problemas para tomarem as melhores decisões possíveis. Então, me sinto homenageada através do jornalismo, por isso é uma honra maior”.

Um dos homenageados ainda, que foi agraciado com a Outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença no grau Cavaleiro, foi Antônio Sampaio da Silva, mais conhecido como Seu Toim Duda, que representa a figura viva da cultura nordestina – o nosso vaqueiro, que luta sem limites para manter acesa a chama da tradição, que une coragem e força na luta árdua do dia a dia. Ele começou a trabalhar como vaqueiro aos 14 anos de idade, com o pai, na cidade de União, mantendo a tradição que vem de pai para filho.

“É uma alegria muita grande estar aqui hoje representando os vaqueiros do Piauí. A noite de hoje foi gratificante e só tenho a agradecer a Deus e a todos”, disse Seu Toim Duda.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.