Fechar
GP1

Piauí

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado na ponte estaiada em Teresina

A data foi criada através da Resolução 62/139 da Organização das Nações Unidas (ONU), que desde 2007 celebra no dia 02 de abril.

O prefeito Elmano Férrer participou neste final de semana do Dia Mundial de Conscientização do Autismo realizado sob a ponte estaiada Mestre João Isidoro França. Em homenagem a data, a ponte foi iluminada de azul, cor símbolo do movimento. A data foi criada através da Resolução 62/139 da Organização das Nações Unidas (ONU), que desde 2007 celebra no dia 02 de abril.

Para o prefeito Elmano Férrer, todos portadores de algum tipo de limitação devem ter os mesmos direitos e respeito que as demais pessoas. "Temos que trabalhar por uma sociedade mais fraterna, com inclusão social para todos", defende. De acordo com o prefeito, a inclusão tem que transpor muitas barreiras, que vai desde o ambiente familiar ao mercado de trabalho. "Mas ela precisa ocorrer", enfatiza.

O movimento em favor das pessoas com autismo na ponte estaiada reuniu inúmeras mães e pais que têm filho autista. Entre as mães presentes estava a senhora Alzira Souto, que há 34 anos cuida da sua filha Germana Souto. Ela conta que quando sua filha nasceu era uma época em que os pais com filhos autistas tinham mais dificuldades em entender e lidar com essa situação por falta de conhecimentos sobre o assunto. "Hoje a realidade é outra, conseguimos avanços importantes, mas ainda é preciso continuar trabalhando", disse.

Entre as instituições responsáveis por os avanços obtidos nos últimos dez anos está a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), que em Teresina é presidida por Ribamar Barros. De acordo com Ribamar, a principal dificuldade enfrentada hoje por quem é autista é a falta de profissionais na área de saúde habilitados para lidar com pessoas autistas. A AMA atualmente atende 130 pessoas com ações na área de educação e assistência social.

O dia do autismo no Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada foi marcado por uma vasta programação cultural preparada pela Fundação Municipal Cultural Monsenhor Chaves (FMCMC), com apresentação da Banda 16 de Agosto, grupo de teatro EntreRisos e da escola de dança do Estado do Piauí Lenir Argento, além do projeto de leitura Picoler.

O autismo é uma desordem global do desenvolvimento, afetando o comportamento, a comunicação e a integração social. Atualmente, existem 70 milhões de pessoas com a desordem, atingindo quase 2 milhões de brasileiros.
Leia mais: autismo , estaiada , inclusão , ponte , teresina
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.