Fechar
GP1

Política

Dilma anuncia Marcelo Castro como ministro da Saúde

Ela ainda anunciou a redução de 8 ministérios, de 39 para 31, além de apresentar algumas medidas para a redução dos gastos do governo.

A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou, nesta sexta-feira (2), o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) como ministro da Saúde. O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio do Planalto. Ela ainda anunciou a redução de 8 ministérios, de 39 para 31, além de apresentar algumas medidas para a redução de gastos no governo.
Imagem: DivulgaçãoDilma Rousseff(Imagem:Divulgação)Dilma Rousseff

Sobre os ministérios, a presidente anunciou:

Saúde: Marcelo Castro (PMDB)
Casa Civil: Jaques Wagner (PT)
Ciência e Tecnologia: Celso Pansera (PMDB)
Comunicações: André Figueiredo (PDT)
Defesa: Aldo Rebelo (PCdoB)
Educação: Aloizio Mercadante (PT)
Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Nilma Lino Gomes (sem partido)
Portos: Helder Barbalho (PMDB)
Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini (PT)
Trabalho e Previdência: Miguel Rossetto (PT)

“Nós estamos começando por reduzir oito ministérios. Vamos integrar Pesca a Agricultura. Vamos também extinguir a Secretaria de Assuntos Estratégicos e as atribuições que remanescerem serão integradas ao Ministério do Planejamento. A Secretaria-Geral será extinta e transformada em Secretaria de Governo. O Gabinete de Segurança Institucional manteremos em gabinete militar ligado diretamente à Presidência da República. Também integrará a Secretaria de Governo a Secretaria de Micro e Pequena Empresa e Secretaria de Relações Institucionais”, anunciou a presidente.
Imagem: José Maria Barros/GP1Deputado Marcelo Castro (PMDB) (Imagem:José Maria Barros/GP1)Deputado Marcelo Castro (PMDB)
Sobre as articulações para a escolha dos novos nomes, a presidente afirmou durante pronunciamento que tudo foi feito “às claras” e para garantir a estabilidade política e fortalecer as relações dos partidos.

“Precisamos fortalecer as parcerias com os partidos, uma ação legítima de um governo de coalizão e por isso tem feito tudo às claras. Trata-se de uma articulação política que respeita os partidos que fizeram parte de uma coalizão que me elegeu e tem o direito de governar comigo. Nós vivemos em uma democracia”, disse presidente.

Medidas

Além disso, a presidente disse ter tomado medidas para reduzir os custos do governo, para ajudar o país a conseguir estabilidade financeira.

A primeira anunciada foi a Criação da Comissão Permanente da Reforma do Estado, que irá ajudar a fazer o controle de toda a reforma que está realizada. Redução de 3 mil cargos comissionados, redução de 30 secretarias ligadas a ministérios, redução de 10% nos salários dos ministros, corte de 30% nos gastos de custeio e imposição de limite de gastos com telefone, passagens e diários em ministérios. 

Também será feita revisão de contratos de serviços terceirizados, revisão de todos os contratos de aluguel do governo, revisão do uso do patrimônio público e dos imóveis da União e criação de uma central de transporte por ministério, com vista a reduzir a frota e otimizá-la.

Composição por partidos

O PT fica com o comando de nove pastas. Já o PMDB saiu de seis para sete pastas.O PTB ficou com dois ministérios e PSD, PP, PRB, PCdoB e PDT com um pasta cada um. Cerca de 8 ministérios são chefiados por pessoas que não possuem partido, mas perfil técnico.

Marcelo Castro no Ministério da Saúde

O deputado federal Marcelo Castro confirmou com exclusividade ao GP1, na manhã desta sexta-feira (02), que foi convidado, ainda na noite de ontem, pela presidente Dilma Rousseff (PT) para assumir o Ministério da Saúde.

"Na próxima terça-feira eu tomo posse no cargo. A cerimônia também será realizada no Palácio do Planalto”, disse.

Wellington Dias se manifesta

Em entrevista ao GP1, o governador Wellington Dias (PT), falou sobre a indicação do deputado federal Marcelo Castro para o Ministério da Saúde. O chefe do executivo estadual elogiou a capacidade técnica do deputado e disse que com um piauiense no cargo espera contar com uma colaboração maior já que, segundo ele, Marcelo é conhecedor das dificuldades da área.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.