Fechar
GP1

Política

"Dilma Rousseff era "terrorista, assaltante e assassina", declara a candidata Avilete Cruz

A declaração de Avilete, feita durante pergunta ao governador e candidato à reeleição Marcelo Déda (PT), foi considerada "a gota d"água" na conturbada relação entre a candidata e o

O PSOL de Sergipe retirou nesta sexta-feira (1º) a candidatura da professora Avilete Cruz ao governo estadual. A decisão foi tomada por unanimidade pelo diretório estadual do partido, após a candidata afirmar, em debate na Rede Globo na última terça-feira, que a presidenciável do PT, Dilma Rousseff, era "terrorista, assaltante e assassina".

A declaração de Avilete, feita durante pergunta ao governador e candidato à reeleição Marcelo Déda (PT), foi considerada "a gota d"água" na conturbada relação entre a candidata e o partido. "Foi uma ofensa típica da direita", diz o vice-presidente do PSOL Sergipe, Odair Ambrósio.

O partido já havia emitido nota, anteontem, em que repudiava a declaração feita no debate, afirmando que "tal postura soma-se à direita mais conservadora de nosso país" e que "todos os que lutaram contra a ditadura militar merecem o respeito do povo brasileiro".

O pedido de retirada da candidatura, protocolado hoje pela manhã no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Sergipe, ainda precisa ser analisado pelo tribunal. Caso aceito, os votos dados a Avilete no próximo domingo serão considerados nulos.

Segundo Ambrósio, a declaração de Avilete foi apenas um dos vários problemas ocorridos entre ela e a direção do partido nesta campanha. A candidata teria se distanciado do diretório e chegou a protocolar no TRE um programa de governo diferente do que havia sido aprovado pelo PSOL. Além disso, havia declarado em seu programa eleitoral que é contra o aborto --posicionamento contrário ao defendido pelo PSOL.

"Isso estava causando uma confusão. Não tinha mais como sustentar a candidata", afirmou Ambrósio.

Avilete era filiada ao PSOL desde sua fundação, em 2004, e foi escolhida para ser candidata por meio de convenção estadual da sigla. A Folha não conseguiu contato com a candidata para que ela comentasse a decisão do partido.

O PSOL anunciou que irá apoiar, a partir de hoje, as candidaturas de Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Victor (PCB) ao governo do Estado. Com informações da Folha.com

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.