Fechar
GP1

Picos - Piauí

Diplomação dos eleitos em Picos será próximo dia 17 de dezembro

Além do prefeito reeleito, Padre José Walmir de Lima (PT e do vice, Edilson Alves de Carvalho (PTB), serão diplomados os vereadores eleitos e três suplentes de cada coligação.

O juiz da 62ª zona eleitoral, Adelmar de Sousa Martins, definiu para o próximo dia 17 de dezembro a diplomação dos candidatos eleitos em Picos nas eleições de 2 de outubro. A solenidade está prevista para as 19 horas, mas até o momento o local ainda não foi escolhido.

Na oportunidade, serão diplomados o prefeito reeleito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e o vice, empresário Edilson Alves de Carvalho. Também receberão os diplomas os quinze vereadores eleitos e os três primeiros suplentes de cada coligação, desde que tenham atingido o percentual mínimo de 10% do coeficiente eleitoral.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Juiz Adelmar de Sousa Martins comandará a solenidade de diplomação em PicosJuiz Adelmar de Sousa Martins comandará a solenidade de diplomação em Picos

Nas eleições do último dia 2 de outubro, quatro candidatos concorreram ao cargo de prefeito de Picos, sendo reeleito o atual gestor, Padre Walmir (PT). Ele venceu a disputa com 602 de diferença em relação ao seu principal adversário, Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP).

Para a Câmara Municipal de Picos concorreram 121 candidatos divididos em quatro coligações e dois partidos isolados. A coligação “Trabalhando a gente segue”, formada pelos partidos do PT, PTB, PMDB, PTN, PSB, PEN e PSD elegeu sete vereadores. José Wellington Gonçalves Dantas e Evandro lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT); Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó, José Luís de Carvalho e Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB); Simão Carvalho filho (PSD) e Hugo Victor Saunders Martins (PMDB).

A coligação “Juntos para continuar crescendo”, composta por PDT, PSL, PTC, PSDB, PPL, PMN e PCdoB elegeu dois vereadores. José de Arimateia Luz, o Maté (PSL) e Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB). Essas duas alianças apoiaram a candidatura do prefeito reeleito, Padre Walmir (PT).

Duas coligações apoiaram o candidato derrotado Gil Paraibano (PP). “Cuidando da nossa gente”, composta pelos partidos do PP, PMB, Rede,

PHS, PR e PRP, que elegeu cinco vereadores. Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho; José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho e Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP); Valdívia Santos Martins Silva e Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRP).

Já a coligação “Ação e Desenvolvimento”, formada pelos partidos do PPS, PV e PROS elegeu apenas um vereador. José Joaquim de Oliveira, o Dedé Monteiro (PPS).

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

Posse

A posse dos eleitos em Picos só acontece no dia 1º de janeiro no plenário Pedro Barbosa da Silva. Na oportunidade, haverá a eleição para a mesa diretora da Câmara. Após ser empossado, o prefeito Padre Walmir dará posse ao seu novo secretariado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.