Fechar
GP1

Piauí

Direitos da mulher são discutidos em palestras

A solenidade de abertura acontece nesta terça-feira (05)

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), vinculado à Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) está promovendo a I Capacitação para Conselheiras do CMDM. O evento discutirá a importância do conselho como instrumento de controle social e defesa dos direitos das mulheres no município de Teresina.

Simone Araújo, presidente da CMDM, destaca que a capacitação visa reduzir a desigualdade de gênero, promover a qualidade de vida e de saúde das mulheres, além de discutir a maior participação no espaço de poder e decisão: "Isto será feito através da ampliação das informações ao colegiado, capacitando-o para o exercício de sua função", afirma.

O CMDM foi reorganizado pela Lei Complementar n°3.970 de 12 de março de 2010, e é responsável por garantir que representantes da comunidade e dos órgãos governamentais monitorem o impacto das políticas públicas na proteção e efetivação dos direitos das mulheres, e também pela investigação da violação desses direitos em Teresina.

O evento contará com a presença das deputadas Margarete Coelho, presidente da Comissão de Mulheres da Assembléia Legislativa do Piauí, da deputada Juliana Moraes Sousa e da vereadora Rosário Bezerra, presidente da Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de Teresina. Participarão também representantes do Ministério Público e das Delegacias Especializadas da Mulher.

Outro ponto importante, citado pela presidente do CMDM, Simone Araújo, é que a maioria das pessoas acredita que a Lei Maria da Penha atua somente na prevenção à violência física doméstica e familiar contra a mulher. "A sociedade incorporou isso, mas é preciso divulgar que a lei vai além, envolve a mulher no mercado de trabalho, procura resguardá-las da discriminação, e procura também, evidenciar nas escolas de todos os níveis conteúdos relativos a direitos humanos e a igualdade de gênero e raça."

A solenidade de abertura acontece nesta terça-feira (05), com a Palestra Magna, da Professora-Doutora Francineide Pires Pereira, da UFPI. Na quarta-feira (06), Dirce Holanda, assistente social da SEMTCAS, fará palestra sobre a importância do CMDM como instância de controle social de políticas para mulheres.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.