Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Djan Moreira destaca trabalho realizado pelo Conselho Tutelar

Para Djan, o Conselho Tutelar tem se empenhado para atender as demandas e destacou o trabalho realizado pela equipe com objetivo de proteger a criança e o adolescente.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Conselheiro Tutelar Djan MoreiraConselheiro Tutelar Djan Moreira

No dia 18 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, em entrevista ao GP1 nesta quinta-feira (17), Djan Moreira, destacou o trabalho realizado pelo Conselho Tutelar de Teresina e defendeu mais políticas públicas para as crianças.

Para Djan, o Conselho Tutelar tem se empenhado para atender as demandas e destacou o trabalho realizado pela equipe com objetivo de proteger a criança e o adolescente. “Tenho visto o empenho do Conselho Tutelar, que sozinho, não faz muita coisa. Depende de uma Rede de Proteção articulada, antenada, funcionando. Amanhã é o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar e é um momento para reflexão. Outro detalhe é que a estrutura é de responsabilidade do município, ou seja, da prefeitura, e muitas delas, a maioria, desprezam a sua importância. O Conselho Tutelar tem feito sua parte. É claro que muito precisa ainda ser feito, melhorado, mas tem dado a sua forte contribuição, pois o legislador nos conferiu a atribuição de zelar direitos de crianças e adolescentes. Considero positivo a nossa atuação”, afirmou.

Djan Moreira está no Rio de Janeiro participando da Assembleia Geral da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), que começou nesta quinta-feira e encerra amanhã. O objetivo do encontro é avaliar as atividades do ano de 2016, eleger o Grupo Gestor que responde pela Rede, planejar ações para o ano de 2017 e refletir sobre o Marco Legal da Primeira Infância que foi sancionado pela então presidente Dilma Rousseff, em março deste ano.

Ele explica como essa Rede Nacional pode ajudar os conselheiros do Piauí. “A Rede Nacional da Primeira Infância quer que crianças de 0 a 6 anos tenham seus direitos respeitados, garantidos e o Conselho Tutelar é muito importante, pois zela direitos. Então essa ajuda é para fazer com que o Conselho Tutelar receba informação, conteúdo, e faça que família, sociedade e Estado cumpram a Lei”, disse o conselheiro afirmando que a “a ideia da Rede é que tenhamos políticas públicas desde o pré-natal da gestante até os 06 anos de idade. UNICEF e Fundação Abrinq, é uma das instituições que integram a RNPI”, pontuou.

Djan Moreira também falou da importância que “a integração com RNPI nos possibilita, pois são 200 instituições. Essa integração acontece pela Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Piauí, e a ideia é que no ano que vem ela aconteça através de seminários e capacitação, pois faz quase um mês que nossa adesão foi aceita”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.