Fechar
GP1

Piauí

Documentário sobre vida de Niède Guidon será lançado em junho

A data do lançamento no Piauí coincide com o aniversário de 40 anos de criação do Parque Nacional Serra da Capivara.

O documentário “Niède Guidon – Memórias da Vida”, que retrata a história da arqueóloga franco-brasileira, vai ser lançado na próxima quarta-feira (5) no anfiteatro da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, em Coronel José Dias, no sul do estado. Niède Guidon é também presidente da Fundação Museu do Homem Americano.

A data do lançamento no Piauí coincide com o aniversário de 40 anos de criação do Parque Nacional Serra da Capivara, que é considerado patrimônio mundial da Unesco desde 1991. O filme foi lançado nacionalmente em São Paulo, durante o “Festival É Tudo Verdade”, 24º Festival Internacional de Documentários em abril.

  • Foto: DivulgaçãoPesquisadora Niéde GuidonPesquisadora Niéde Guidon

Em entrevista na terça-feira (28), o deputado estadual Fábio Novo (PT) disse que o documentário está sendo “disputado por canais internacionais” que querem exibir a história da arqueóloga franco-brasileira.

“O filme conta a história dos 40 anos de pesquisa da Niède Guidon e vai ser lançado agora no dia 5 de junho, que é o dia que o parque completa 40 anos de criação. Acho que é um momento muito ímpar, muito simbólico, de coroar o trabalho da Niède. Eu acho que é importante e está sendo inclusive disputado por canais internacionais que querem exibir também sobre a história da Niède”, disse.

  • Foto: Helio Alef/GP1Fábio NovoFábio Novo

O documentário dirigido por Tiago Tambelli tem duração de 2h20 e é uma parceria entre a B&T Audiovisual e Lente Viva Filmes com patrocínio do Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Niède Guidon – Memórias da vida” também tem investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, administrado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e geridos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.