Piauí

Doze municípios do Piauí serão contemplados com Projeto Rondon

Segundo o almirante Luiz Octávio já foram feitos mais de 82 operações com cerca de 24 mil rondonistas. Cerca de 1.200 municípios já receberam as equipes.

Andressa Martins
Teresina
Cinara Taumaturgo
Teresina
- atualizado

Lançamento da Operação João de Barro do Projeto Rondon

O governador Wellington Dias (PT) participou na manhã desta segunda-feira (8) da solenidade de lançamento da Operação João de Barro do Projeto Rondon. Estiveram presentes na cerimônia o coordenador geral do projeto, almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, o vice-almirante Barros Coutinho, o secretário de Educação Ellen Gera Moura e outras autoridades.

A Operação João de Barro acontece no mês de julho e vai contemplar 12 municípios do estado contribuindo para a inclusão social de comunidades carentes e isoladas. No projeto serão desenvolvidas atividades de comunicação, direitos humanos, educação, cultura, tecnologia e outros segmentos.

Serão contemplados os municípios de Arraial, Barra D’Alcântara, Cajazeiras do Piauí, Dom Expedito Lopes, Francinópolis, Francisco Ayres, Inhuma, Novo Oriente do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São José do Peixe e Várzea Grande.

“Aqui são mais 12 municípios na região do semiárido, essa região da grande Oeiras, Picos, onde nós vamos ter a oportunidade de trabalho de professores e estudante, integrado com a comunidade, integrado com profissionais locais, nessa área da saúde, na assistência social, ambiental, cultura, do direito. Tenho certeza que ao final do trabalho ganha o Piauí e eles ganham também”, disse Wellington.

O almirante Luiz Octávio contou que o projeto iniciou em 1967, parando em 1989 e retomando em 2005. Segundo ele já foram feitos mais de 82 operações com cerca de 24 mil rondonistas. Cerca de 1.200 municípios já receberam as equipes.

“O projeto Rondom busca elevar um pouquinho dos conhecimentos dos nossos universitários, nas nossas instituições de curso superior, buscando criar um ambiente de desenvolvimento sustentável. Mas em minha percepção, quem mais ganha são os rondonistas que conhecem o Brasil, um Brasil ao vivo e a cores, que eles mesmos fazem a concepção de quão grade é o nosso país e tão grande nós podemos ser”, afirmou.

O prefeito de Cajazeiras, Ademar Carmo, estava no evento representando a Associação Piauiense de Municípios (APPM). Durante seu discurso o prefeito agradeceu os rondonistas.

“O projeto Rondom é um marco, agora teremos a oportunidade de vivenciar nos nossos municípios, que são municípios carentes do Brasil, do Nordestes, do Piauí. Nós queremos agradecer você que faz parte do projeto Rodom. Nossos municípios estão de braços abertos para receber o projeto Rondom. Com certeza o projeto vai somar muito em nosso município”, disse.

Mais conteúdo sobre: