Fechar
GP1

Picos - Piauí

Dudé deixa Secretaria da Saúde em Picos após manifestações

Pressionado pelos servidores que cobram o pagamento de dois meses de salários atrasados, José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé, pediu afastamento do cargo.

Depois de uma série de manifestações promovidas por servidores efetivos que cobram o pagamento de dois meses de salários atrasados, o secretário municipal de Saúde de Picos, José Venâncio de Sousa Filho, o Dudé (PT), pediu afastamento do cargo. Em seu lugar assumiu interinamente Antônia Cleide de Sousa, anteriormente responsável pela Central de Marcação de Consultas.

Em nota publicada na manhã desta segunda-feira, 5, em sua página no Facebook, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos informa que Dudé pediu afastamento do cargo por quinze dias. Explica ainda que, nesse período ele vai passar por exames clínicos que o impossibilitam de exercer as suas funções na pasta.

  • Foto: José Maria Barros/Gp1Dudé pede afastamento do cargo de secretário de SaúdeDudé pede afastamento do cargo de secretário de Saúde

A reportagem do GP1 apurou, no entanto, que a permanência de Dudé à frente da Secretaria de Saúde de Picos era insustentável, tendo se agravado nos últimos dias após uma série de manifestações promovidas por servidores públicos municipais insatisfeitos com sua gestão.

Na última sexta-feira, 2, após protesto dos Agentes Comunitários de Saúde em frente ao Palácio Coelho Rodrigues, Dudé foi convocado pelo prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), que pediu explicações. Após a conversa, ficou acertado que o então secretário se afastaria do cargo para tentar estancar a crise.

Além dos protestos dos servidores municipais que cobram o pagamento de dois meses de salários atrasados, Dudé também já não contava com o apoio dos aliados. Assessores mais próximos do Padre Walmir estavam preocupados com a repercussão negativa das manifestações e com o futuro da pasta.

Dudé assumiu a secretaria municipal de Saúde no dia 25 de julho de 2015 em substituição a fisioterapeuta Cecília Maria Lavor Néri, a Xandu, que ficou no cargo apenas 20 dias.

Novo governo

Na gestão que começa no próximo dia 1º de janeiro, a secretaria municipal de Saúde será comanda por uma pessoa indicada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Até o momento, o nome mais cotado é o de Socorro Carvalho, esposa do vice-prefeito eleito, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.