Fechar
GP1

Política

Editora da UFPI é a que mais publica no Piauí

Em quatro anos, o número de publicações da EDUFPI aumentou aproximadamente 120%

Com 38 obras publicadas em 2008, a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) é hoje quem mais publica no Estado. Com um padrão de qualidade semelhante ao das melhores editoras universitárias do país, a EDUFPI trabalha para divulgar o livro universitário e fazer com que as publicações cheguem até o publico.

 

Em quatro anos, o número de publicações da EDUFPI aumentou aproximadamente 120%, passando de dezessete em 2004, para 38 em 2008. Segundo o diretor da Editora, Fabiano de Cristo Nogueira, esse crescimento se deve a maior valorização do setor: “A EDUFPI funcionava em uma pequena sala, escondida. Em 2006 a Administração Superior nos presenteou com uma estrutura digna, bem localizada, fortalecendo a importância da editora dentro da Universidade”, defende.

 

Essa valorização já trouxe resultados. Em agosto, a Editora da UFPI garantiu presença na XX Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Por meio do estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), a EDUFPI e outras oito editoras universitárias da região Nordeste lançaram a Coleção Nordestina.

 

A Coleção Nordestina surgiu com o objetivo principal de editar e reeditar obras representativas da produção intelectual de autores oriundos da região Nordeste do Brasil. Pela coleção, a EDUFPI publicou os livros “Resistência Indígena no Piauí Colonial”, de João Renôr F. de Carvalho, e “Paremiologia Nordestina”, de Fontes Ibiapina. “Atualmente essa coleção é meu orgulho. Por onde passamos, ela chama atenção pela importância que representa na cultura nordestina e piauiense, em especial”, exalta o professor Fabiano de Cristo.

 

A EDUFPI deve lançar ainda este ano os livros “Picos: Histórias que as famílias contam”, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros; Barras: Histórias e Saudades, na cidade de Barras; além de “Tempos de Leônidas Mello”, “Autores Piauienses em Estudo” e “Revista da Academia Piauiense de Letras”, esses últimos através de um convênio entre a editora e a APL.

 

Outra novidade da EDUFPI é a publicação on-line de monografias e dissertações. “O Conselho Editorial autorizou e através do endereço www.ufpi.br/editora os interessados já podem ter acesso a essas obras”, explica Fabiano de Cristo. “A compilação dos textos em uma publicação virtual estimula o acesso às pesquisas”, conclui.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.