Fechar
GP1

Piauí

Educação Profissional em ação tem 15 mil alunos matriculados

E vamos ampliar ainda mais esses números", garantiu o diretor da Unidade de Educação Técnica e Profissional da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), Reinaldo Lopes.

Com mais de 15 mil alunos matriculados no Ensino Profissionalizante, o Piauí se consolida como um dos 12 estados do país com os maiores índices de matrículas nessa modalidade de ensino. “É a educação profissional em ação. E vamos ampliar ainda mais esses números”, garantiu o diretor da Unidade de Educação Técnica e Profissional da Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), Reinaldo Lopes.

O otimismo não é à toa. Para este ano, através do programa Brasil Profissionalizado, do Ministério da Educação (MEC), serão reformadas e ampliadas 25 escolas técnicas espalhadas por todo o Piauí. Além disso, a parceria entre MEC e Seduc vai garantir a construção de mais sete novas escolas técnicas ainda em 2011. “Serão duas escolas padrão MEC, cada uma com capacidade para 1.500 alunos. Já temos o local de uma que será no Grande Dirceu para beneficiar toda aquela região”, revelou.

Segundo Reinaldo Lopes, a meta com isso será ampliar em mais de 30% a oferta de novas vagas no ensino técnico integrado. “Serão muitos os investimentos feitos no Ensino Profissionalizante. Essa é uma determinação do próprio secretário em ofertar mais vagas e garantir um ensino de qualidade. No segundo semestre, vamos também ampliar as vagas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (Proeja)”, revelou.

Outra novidade é a aquisição de todo o acervo bibliográfico para equipar as bibliotecas e ainda a climatização das salas das escolas técnicas em todo o Estado. “Fechamos ainda um convênio com o Instituto Federal do Piauí para a oferta do curso de mecânica. E ainda, já em processo de finalização, temos um convênio que irá ofertar 500 vagas no Ensino a Distância com o Instituto Federal para ofertar cursos técnicos subsequentes nas cidades de Alegrete, Valença, Monsenhor Gil e Batalha”.

Para o secretário da Educação, Átila Lira, todas essas ações vão fortalecer e estreitar os laços com o Ministério da Educação através da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica (Setec). “A formação profissional dos jovens a nível médio é fundamental para sua inserção mais rápida no mercado de trabalho. E parcerias como esta só melhoram a qualidade do ensino ofertado no Estado”, afirma.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.