Fechar
GP1

Piauí

EJA reorganiza nova forma para atender os alunos

Além disso, o Ministério da Educação (MEC) já não financia mais a modalidade semipresencial (individual).

A Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), por meio da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja), visando atender melhor os alunos desta modalidade de ensino, está reorganizando as propostas dos Centros e Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Cejas e Nejas).

O edital de matrícula de 2010 já previa mudanças sobre os Cejas. Ainda no ano passado, os Centros tiveram suas matrículas suspensas, porque o Conselho Nacional de Educação afirmava que essa modalidade de ensino precisava ser modernizada e atualizada. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) já não financia mais a modalidade semipresencial (individual).

No Piauí, outros problemas ainda foram somados como o excesso de professores em relação ao número de alunos e problemas de facilitação na emissão de diplomas nessas escolas. Os problemas levaram a Seduc a adotar novas medidas diante da necessidade de reorganização. A Secretaria definiu um novo quadro de pessoal compatível com o número de alunos matriculados. “Esses centros tinham problemas de excesso de professores e, por isso, foi feito uma revisão no quadro de pessoal de cada unidade em relação às matriculas”, explicou a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja/Seduc), Oscarina Silva.

Foi estabelecido ainda um número mínimo de matrículas que seria de 200 alunos por Centro. A introdução de novas tecnologias como o ensino a distância e mediação tecnológica também serão medidas adotadas. Em 2011, após a implementação das novas normas, foram abertas às matrículas para os Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas). O objetivo, segundo o secretário estadual da Educação, Átila Lira, é atender as diretrizes do Conselho Nacional de Educação e beneficiar um número cada vez maior de estudantes. “A Seduc está acreditando nesta nova proposta de ensino, para se adequar às diretrizes do Conselho de Educação e assim oferecer um leque maior de oportunidades para aqueles que pretendem estudar e se qualificar. Com essas medidas vamos ampliar a capacidade de atendimento desses centros”, completou.

De acordo com a Instrução Normativa Nº 001/2011, em vigor desde 1º de abril deste ano, que dispõe sobre as orientações dos Centros e Núcleos de Educação de Jovens e Adultos no Estado do Piauí, que oferecem Ensino no Regime Semipresencial, Ensino Fundamental e/ou Médio, com até 200 alunos matriculados até março/2011, terão seus alunos transferidos para as escolas estaduais que atendem no Regime Presencial, com registro diário de presença.

A diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Oscarina Silva, esclarece que os Centros e Núcleos não estão sendo fechados, conforme matérias divulgadas em alguns veículos de comunicação. “O que acontece é um remanejamento de alunos destes Centros e Núcleos, que não possuem a quantidade mínima exigida para o funcionamento, que é de 200 alunos, para as escolas mais próximas que estão funcionando adequadamente”.

Oscarina esclarece ainda, que o Ceja da Unidade Escolar Maria Mercedes Rodrigues no bairro São Pedro, em Teresina, está sendo reformado e será ampliado. “A Seduc está em contato ainda com os alunos e professores desta escola para que os mesmos sejam distribuídos entre as demais unidades educacionais até que se conclua o projeto do referido prédio”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.