Fechar
GP1

Piauí

Emater ajuda pequenos agricultores a obterem auxílio emergencial

Os agentes técnicos do Emater estão realizando a busca ativa de pequenos produtores que ainda não conseguiram acessar o endereço eletrônico disponível para o cadastro de beneficiários do auxí

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), está atuando para auxiliar agricultores rurais e pescadores artesanais a solicitarem o auxílio emergencial anunciado pelo Governo Federal para socorrer os trabalhadores afetados com a crise do novo coronavírus e que precisam de ajuda para garantir sua subsistência.

Os agentes técnicos do Emater estão realizando a busca ativa de pequenos produtores que ainda não conseguiram acessar o endereço eletrônico disponível para o cadastro de beneficiários do auxílio. O trabalho dos funcionários do órgão consiste em visitar as comunidades rurais e ajudar as famílias que enfrentam dificuldades no cadastro ou que estejam enfrentando outro empecilho na inscrição para o benefício, estando em contato direto com as associações de produtores, sindicatos e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Francisco GuedesFrancisco Guedes

De acordo com o diretor-geral do Emater-PI, Francisco Guedes, os agentes receberam uma cartilha para auxiliar os agricultores na obtenção do auxílio e também na conscientização da importância do isolamento social durante a pandemia da Covid-19.

“O ideal é ficar na roça e, quando for para a cidade, manter a distância de no mínimo dois metros para as outras pessoas. É importante sempre lavar as mãos com água e sabão; usar máscaras, elas serão disponibilizadas pelo Governo do Estado, prefeituras, sindicatos e igrejas. O homem do campo precisa saber que tudo mudou. Para que não tenhamos mais vítimas do novo coroanvírus, é preciso que o pequeno agricultor também se adapte. Não ache que isso tá acontecendo apenas com os outros e que não vai acontecer com os seus”, intercede Guedes.

Para tanto, o Emater possui coordenações regionais sediadas nos municípios de Parnaíba, Pedro II, Piripiri, Esperantina, Campo Maior, Teresina, Valença do Piauí, Água Branca, Floriano, Oeiras, Picos, Paulistana, são Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.

Na quinta-feira (16), A Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 873/2020 que inclui categorias profissionais no rol de beneficiários do auxílio emergencial, entre eles agricultores e agricultoras familiares e técnicos (as) agrícolas. O PL também legisla sobre a retirada a necessidade de cadastro no CAF/DAP para os agricultores. O projeto já passou pelo Senado e agora espera sanção da Presidência da República.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Câmara aprova texto-base de ampliação do auxílio emergencial de R$ 600

Técnicos vão ajudar no cadastro do auxílio emergencial em Esperantina

Pagamento de auxílio emergencial será feito pelo aplicativo Caixa Tem

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.