Fechar
GP1

Brasil

Emater do Piauí participa da construção de uma fábrica de barra de cereal

O evento aconteceu no Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Francisco Guedes, e o coordenador da Rede Temática da Agroindústria Familiar, Milton Paula, participaram de reunião que avaliou a minuta para elaboração do projeto de construção de uma fábrica de barra de cereal que vai integrar as cadeias produtivas do caju, mel e mandioca, no território do Vale do Guaribas, na região semiárida do Estado. O evento aconteceu no Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

De acordo com Guedes, a participação do Governo do Estado acontece através dos técnicos do Emater, da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e do próprio governador Wellington Dias, que está interessado na geração de trabalho e renda, principalmente para os jovens do campo e da cidade. “Uma fábrica de barra de cereais à base do caju, mel e da mandioca é fundamental para agregar mais valor aos produtos e gerar mais renda aos agricultores familiares”, explica.

Francisco Gudes disse que os recursos que serão investidos na fábrica devem ser somados aos cerca de R$ 8 milhões, que já foram investidos na base industrial do processamento do mel e do caju no Estado. “Basta este incremento de cerca de R$ 500 mil para a consolidação desta grande inovação tecnológica para o Estado do Piauí”, disse.

De acordo com a professora Maria Maraluce, que representou a UFPI, foi realizada uma primeira reunião em Picos com vários representantes das cooperativas e técnicos. Agora, está sendo feita a segunda fase de elaboração do pré-projeto, onde estão sendo definidas algumas visitas técnicas e oficinas para consolidar o projeto. “Não sei quando o produto vai estar nas lojas. O projeto ainda está em fase de elaboração”, explica ela.

Para Sitônio Alves, representante da Casa Apis, isso faz parte das estratégias de inteligência comercial para ter acesso dos produtos ao mercado de forma competitiva e com valor agregado. Ele disse que o principal desafio é gerar renda e trabalho para os mais necessitados. “O mel é de suma importância, pois é 100% natural e tem mais de 180 substâncias catalogadas no mel que podem contribuir com o enriquecimento da barra de cereal, com adição de açúcares e outros subprodutos do mel”, explica.

Para a Coocajupi, essa soma de empreendimentos é de grande importância, pois passa a envolver outras centrais de cooperativas. “A região tem uma grande produção de farinha dos mandiocultores, é naturalmente produtora de mel e caju. Então, é importante conseguir unir estas três vertentes para dar uma mistura interessante”, disse Rui Brito, assessor da cooperativa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.