Fechar
GP1

Política

Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) fechar parceria com Associações de Moradores

A Associação dos Moradores do Saci foi a primeira entre as cinco visitadas.

A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) iniciou uma série de visitas às associações de moradores de conjuntos habitacionais, para verificar a situação das sedes onde serão instalados um computador, um impressora e sinal de internet.

Guido Teixeira, consultor de informática da Emgerpi, explica que as visitas são necessárias para dar prosseguimento ao projeto, pois é essencial conhecer as instalações em que estão funcionando essas entidades, haja vista que somente após a avaliação do espaço físico da sede, será providenciada a compra e a instalação das máquinas. "Precisamos, primeiramente, ter conhecimento dessas informações, para, então, dimensionarmos a forma de ligação que será feita para o acesso à internet”, concluiu.

A Associação dos Moradores do Saci foi a primeira entre as cinco visitadas. Na ocasião, Ruth Maria Sobral, presidente da associação, afirmou: “esse projeto mostra, acima de tudo, atitude. Sempre cobramos do Estado, mas é preciso reconhecer que agora estamos vendo os resultados da parte do Governo. A maioria das associações não tem uma estrutura adequada, mas esse passo já é muito importante para o desenvolvimento da comunidade”, elogiou.

O projeto

O cadastro único é um projeto elaborado pela Emgerpi, que tem como objetivo a criação de uma central de dados referentes à situação atual dos imóveis construídos pela extinta Cohab-PI. Informações como habitação do imóvel e nomes dos atuais proprietários são algumas das questões que serão levantadas pelos colaboradores.

Para auxiliar no desenvolvimento desta iniciativa, a Emgerpi firmou parceria com associações de moradores dos conjuntos habitacionais da Cohab-PI. Na parceria, caberá à entidade reunir membros para a realização do trabalho de fiscalização das moradias. Em contrapartida, a Emgerpi doará um computador com acesso à internet e uma impressora a essas entidades.

O consultor de informática da empresa, Guido Teixeira, informa que os dados apurados serão posteriormente repassados para um programa de computador, no qual todas as informações serão listadas em uma ficha cadastral. Essa medida permitirá ainda a revitalização do cadastro da antiga Cohab, no qual estão registrados nomes de pessoas que se inscreveram, ainda durante a existência do extinto órgão, para ganhar uma moradia. Dessa forma, poderão ser contemplados com o tão esperado beneficio, haja vista que, através do cadastramento feito pelas associações, será possível constatar entre os inscritos quais já foram contemplados. Assim sendo, os imóveis não arrematados durante as três praças do leilão promovido pela empresa serão sorteados entre essas pessoas.

Vale ressaltar que em um segundo momento a Emgerpi disponibilizará esses dados para a Prefeitura de Teresina e para o Governo Federal, pois, assim, ambos terão controle sobre os beneficiados por algum programa de concessão à moradia, seja promovido pela Prefeitura ou pela Caixa Econômica Federal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.