Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Empresário é preso em Teresina por sonegar R$ 11 milhões em impostos

José Joaquim Lages Pereira, empresário do ramo de atacado, foi preso no povoado São Félix, zona rural de Teresina. O seu sócio ainda se encontra foragido.

O empresário José Joaquim Lages Pereira, do ramo de atacado, foi preso pelos policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Ordem tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc), nesta terça-feira (29) em Teresina, acusado de sonegar mais de R$ 11 milhões em impostos.

O delegado João José, conhecido como “J.J”, informou que o empresário e o seu sócio identificado como José Vaz Pereira estão sendo investigados desde o ano de 2013. “Com base em uma requisição do Ministério Público, após ter sido feito um procedimento administrativo fiscal da fazenda, constatou-se que eles deviam uma certa quantidade de tributos. Feito isso, baixou-se a portaria, chegando aos dois acusados, no entanto, eles não foram localizados. Depois de muitos anos, a gente revendo o inquérito, nós representamos pela prisão preventiva decretada pelo juiz, pois estava faltando a oitiva deles e os empresários se negaram, não só a pagar os tributos, como também a prestar esclarecimentos”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegado JJDelegado JJ

José Joaquim Lages Pereira foi preso no povoado São Félix, zona rural de Teresina. O seu sócio ainda se encontra foragido. O delegado da Deccoterc detalhou como o crime era praticado pela dupla. “Tudo faz crer que, a princípio, tenha saído da empresa sonegando tributos. No entanto, nós acreditamos que havia uma figura na sonegação fiscal que se chama noteiro. O noteiro é aquele indivíduo que vende a nota fiscal em nome de terceiros. Ele faz uma compra na sua loja com os dados de outra empresa e compra a mercadoria. Quem vendeu o produto com o nome de terceiro, recolhe o imposto, mas eu, ao comprar de terceiro, vou vender e não recolho”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.