Fechar
GP1

Piauí

Empresários do Espírito Santo visitam a Rota das Emoções

Grupo, que também conta com a presença de gestores públicos, conhecerá boas práticas de gestão em turismo.

Durante essa semana, uma missão técnica organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, no Espírito Santo, conhecerá as belas paisagens e as empresas de turismo da Rota das Emoções. O grupo percorrerá o trecho entre Barreirinhas, no Maranhão; e o Delta do Parnaíba, no Piauí.

“A Rota das Emoções é um reduto de biodiversidade e de belezas naturais. Esse roteiro integrado está entre os mais visitados do país e é reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos destinos mais importantes do Brasil. O Sebrae nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão atua para que esse complexo turístico seja ainda mais fortalecido e ganhe visibilidade”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Anda segundo Lacerda, o Sebrae realiza consultorias e eventos técnicos para que os empreendedores locais ofereçam as melhores experiências para os turistas. “Com isso, contribuímos para a consolidação da Rota e para fomentar a movimentação econômica em todo o litoral dos Estados envolvidos”, acrescenta.

Nesta quarta, os empresários e representantes do governo do Espírito Santo e do município de Linhares (ES), chegarão a Barreirinhas. À noite estarão em Parnaíba, no Piauí.

Na quinta-feira (23), pela manhã, os visitantes se reunirão com representantes do Conselho Municipal do Turismo, Comtur, de Parnaíba e Ilha Grande; de Secretarias Municipais de Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, no escritório do Sebrae em Parnaíba.

Ainda pela manhã, o grupo também se encontrará com empresários de agências, marisqueiras e artesãos para conhecer os produtos turísticos comercializados no destino e a produção associada ao turismo, bem como a gastronomia e o artesanato local.

No período da tarde, será realizado um passeio ao Delta do Parnaíba. Os visitantes conhecerão os atrativos dessa Área de Proteção Ambiental como a cata dos caranguejos e a revoada dos guarás.

O objetivo dessa ação é mostrar o processo de governança e ordenamento turístico no litoral do Piauí, contextualizando sobre os desafios e oportunidades do mercado, e também como ocorreu o processo de implantação do voucher eletrônico em Ilha Grande.

De acordo com a gerente do escritório regional do Sebrae em Parnaíba, Isabela Ribeiro, essas missões técnicas são importantes para a troca de experiências e conhecimento. “O grupo do Espírito Santo vem justamente conhecer as boas práticas de gestão em turismo que são desenvolvidas na Rota das Emoções para, assim, poder aplicar nos empreendimentos turísticos daquele Estado”, declara.

Na sexta-feira (24), a equipe participará de reunião no Instituto Tartarugas do Delta, em Luís Correia. O instituto é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que atua no trabalho de manejo e conservação de pequenos cetáceos e quelônios marinhos, na análise do comportamento reprodutivo de tartarugas marinhas e na educação ambiental na região do Delta do Parnaíba.

Além do Delta, a Rota das Emoções envolve outros paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.