Fechar
GP1

Política

Encontros pedagógicos entre escolas e pais visam melhorar educação em Teresina

Secretaria Municipal de Educação - SEMEC

A Secretaria Municipal de Educação - SEMEC iniciou um ciclo de 36 reuniões pedagógicas com pais de alunos da rede municipal de ensino de Teresina. O primeiro encontro do ciclo aconteceu na Escola Municipal Mário Covas, zona Sudeste, e reuniu familiares dos estudantes das escolas municipais Mário Covas e Humberto Reis da Silveira.

As reuniões pedagógicas objetivam socializar com a comunidade as expectativas e preocupações levantadas em torno da educação pública municipal de capital, bem como as providências que vêm sendo tomadas para assegurar um ensino de qualidade na rede municipal. “Queremos estar mais próximos das famílias e discutir com os pais o que podemos fazer, em conjunto, para melhorar o desenvolvimento dos alunos”, disse o secretário municipal de Educação, Washington Bonfim.

Ainda segundo Bonfim, a intenção da SEMEC é sensibilizar as famílias para ampliar a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Acreditarmos que essa postura evitará o envolvimento das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade e permitirá a elevação da autoestima dos nossos alunos, o que trará reflexos na melhoria do desempenho escolar”, completa.

As reuniões acontecerão sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 19h, em escolas da rede municipal. Serão 36 reuniões em escolas diferentes, abrangendo pais de 74 unidades municipais de ensino. “As comunidades são avisadas previamente e as reuniões possuem uma mesma pauta, guardadas as peculiaridades de cada comunidade escolar”, explica Irene Lustosa, gerente de Gestão Escolar da SEMEC.

Durante os encontros serão apresentados os resultados das escolas envolvidas e as metas a serem alcançadas, além de exibição de vídeos motivadores. “É importante ressaltar que o pai ou a mãe, mesmo quando analfabetos, podem acompanhar o desenvolvimento escolar de seu filho e o quanto isso melhora o relacionamento da criança com a família e na escola”, acrescente Irene Lustosa.

Para Rosa de Araújo, mãe de dois alunos da Escola Municipal Mário Covas, a reunião pedagógica trouxe informações antes desconhecidas ou pouco valorizadas: “Foi muito bom a Secretaria nos alertar sobre a importância da conversa, porque muitas vezes, na correria do dia-a-dia, não paramos para ouvir os nossos filhos e hoje em dia as coisas não podem simplesmente ser impostas. A reunião serviu para que a gente lembre sempre que escola e família são parceiras e que os nossos filhos só terão sucesso se caminharmos juntos”, encerrou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.