Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Enfermarias infanto-juvenil serão inauguradas no Hospital São Marcos

A FCC-PI realizará, na próxima quinta-feira (24), às 9h, no auditório do Hospital São Marcos, a inauguração das enfermarias.

Fundamental para entender e ajudar no sofrimento de quem mais precisa, o atendimento humanizado é essencial para garantir que os processos sejam feitos da melhor maneira possível e tem sido um apoio imprescindível no tratamento de crianças e adolescentes portadores de câncer, que mais que um recurso terapêutico, procuram também, alívio e conforto pessoal.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) vem desempenhando o trabalho de humanização, instrução, orientação e assistência a pacientes oncológicos. A entidade, que é mantida por doações, é formada por um grupo de voluntárias que desenvolve parte de suas atividades no Hospital São Marcos.

  • Foto: Divulgação/AscomEnfermarias infanto-juvenil no Hospital São MarcosEnfermarias infanto-juvenil no Hospital São Marcos

Em virtude desse bem-estar, a Rede Feminina realizará, na próxima quinta-feira (24), às 9h, no auditório do Hospital São Marcos, a inauguração das enfermarias infanto-juvenil, contribuindo para o tratamento humanizado e assistencialista de crianças e adolescentes em situação de câncer.

Atualmente, cerca de 54 crianças são atendidas por mês. Sempre em busca de melhorias para os pacientes, as enfermarias consistem em um sonho antigo da Rede Feminina, que somada a outros projetos, contribuirão positivamente para o tratamento dos pacientes assistidos pela entidade. Além do amparo oferecido, a Rede preocupa-se também com a qualidade do serviço prestado e do recurso terapêutico oferecido.

Tida como uma conquista da Rede, as enfermarias representam o empenho e a dedicação das voluntárias que trabalham diariamente em busca de doações, com o intuito de oferecer o melhor as crianças e aos jovens da RFCC-PI.

As obras das enfermarias iniciaram em junho de 2018, mas a captação dos recursos se deu bem antes. Graças as doações recebidas, foi possível reformar o espaço que agora contará com sala de estudos, sala de espera, enfermaria e quimioterapia, com o objetivo de proporcionar aos pacientes, um lugar mais aconchegante, lúdico e saudável, e que amenize o desgaste de um tratamento intenso e muitas vezes, dolorido.

Carmen Lúcia Campelo é presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí e segundo ela, a prática do trabalho voluntário é uma maneira de ver a vida com outros olhos. “Quando você faz o que gosta, como ajudar, por exemplo, você abre os olhos e passa a enxergar melhor a vida e os dons que Deus te deu e a partir daí, percebe que há coisas muito mais importantes para lutar, como a vida. E é isso que essas crianças e esses adolescentes tem feito: lutar pela vida”, disse a presidente.

Ainda de acordo com Carmen, a solenidade inauguração das enfermarias acontecerá no auditório e contará com a participação de pessoas e autoridades que contribuíram com a reforma. Após a cerimônia, haverá um outro momento onde acontecerá o corte da fita nas enfermarias e haverá a presença das crianças segurando plaquinhas de agradecimento.

Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí

Instalada oficialmente em 08 de abril de 1987, a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) é uma entidade filantrópica que tem como missão, atuar com excelência na prevenção do câncer e assistir os pacientes e seus familiares.

O trabalho é realizado por um grupo de voluntárias que desempenham ações em prol do bem estar dos pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a entidade desenvolve suas atividades contando com o apoio de funcionários e doadores que ajudam na manutenção dos projetos executados pela Rede.

Atualmente, a RFCC-PI desenvolve suas ações por meio de cinco projetos, sendo eles: Projeto Abrigar - Acomoda e visita pacientes carentes em residências, pensões e principalmente na casa de apoio à criança com câncer – Lar de Maria. Projeto Apoiar - Oferece suporte aos pacientes transplantados, custeia reformas na moradia desses pacientes e fornece alimentação adequada. Projeto Aliviar - Disponibiliza diariamente medicamentos e exames diversos não subsidiados pelo SUS - Sistema Único de Saúde, doutores da amizade e festividades comemorativas. Projeto Alimentar - Distribui diariamente latas de leite em pó, cestas básicas e lanches aos doentes carentes em tratamento quimioterápico e radioterápico. Projeto Alertar - Informa e orienta através de palestras e campanhas educativas a sociedade em geral sobre a prevenção do câncer.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.